segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Guerra no Sahara Ocidental - Comunicado militar n.º 81

 

Prosseguem os ataques do exército saharaui contra as forças de ocupação marroquinas. O mês de janeiro foi especialmente duro para as forças reais marroquinas, com ataques da artilharia saharaui no próprio interior de Marrocos (a guarnições na cadeia montanhosa do El Uarkziz, no extremo sudeste do território de Marrocos); e à emblemática El Guerguerat, junto à passagem ilegal no extremo sul do Sahara Ocidental, fronteira com Mauritânia, que as forças de ocupação invadiram no dia 13 de Novembro passado, e por onde o ocupante exporta grande parte dos recuros expoliados no território. Foi esse ataque marroquino contra civis saharauis que deu o argumento e pretexto para a Frente Polisario reatar a guerra de libertação após 29 anos de cessar-fogo, na vã esperança de que a ONU concretizasse aquilo que havia prometido em 1991: a realização do Referendo de Autodeterminação, para cuja concretização criou a própria força de manutenção de Paz, a MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental).

 

Segundo o comunicado militar nº 81, há poucas horas distribuído pelo Ministério de Defesa Nacional saharaui, Durante o dia de ontem, domingo, as unidades saharauis bombardearas forças inimigas nos seguintes lugares:

 

01. - Bombardeamentos violentos contra forças inimigas na área de Galb Al-Nas no setor de Auserd (sul do SO).

02. - Bombardeamento contínuo e concentrado contra pontos de concentração daas forças de ocupação na zona de Tandamka Al-Baida no setor de Al-Bagari (centro do SO).

 

Hoje, segunda-feira, dia 01 de fevereiro, os combatentes do ELPS atacaram:

 

03. - Com Violentos bombardeamentos forças de ocupação entrincheiradas na zona de Rus al-Shishmiya na região de Mahbes (nordeste do SO).

04. - Bombardeamento de várias concentrações de forças inimigas na área de Arqiz Lathrathiyat no setor de Guelta (centro do SO).

Sem comentários:

Enviar um comentário