quinta-feira, 1 de abril de 2021

A União Europeia segue as condições de detenção dos prisioneiros de Gdeim Izik — é o que diz Josep Borrell

 

Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros
e a Política de Segurança da UE


Bruxelas - APS - O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, afirmou que a UE está a seguir o estado de saúde e as condições gerais de detenção dos membros do campo "Gdeim Izik", observando que a organização europeia em Rabat tem seguido de perto os procedimentos civis do caso relativo a estes detidos saharauis.

"A UE segue o estado de saúde e as condições gerais de detenção dos detidos do campo Gdeim Izik através dos seus contactos regulares com organizações locais (marroquinas) e internacionais de direitos humanos", disse Josep Borell em resposta à pergunta escrita formulada pelos dois eurodeputados espanhóis, Manu Pineda e Sira Rego do Grupo de Esquerda (GUE/NGL) sobre a situação do prisioneiro saharaui, Mohamed Lamine Haddi.

Josep Borell especificou que "a UE também levantou este caso directamente junto do Conselho Marroquino dos Direitos Humanos, que o informou da sua intenção de visitar Lamin Haddi para verificar directamente a sua condição", acrescentando que "a Delegação da UE em Rabat, na qualidade de observador, acompanhou de perto os procedimentos civis do caso relativo a estes detidos".

Manu Pineda, GP da Esquerda
O Eurodeputado Manu Pineda, apelou uma vez mais à Comissão Europeia através de uma pergunta escrita, para denunciar a repressão marroquina dos ativistas saharauis.

O deputado citou, entre outras coisas, a "brutalidade policial contra Sultana Khaya e a sua família, detenções arbitrárias, raptos temporários como os de Ghali Buhala e Mohamed Nafaa Butasutra, e maus-tratos na prisão como os infligidos a Mohamed Lamine Haddi".

Neste contexto, afirmou que "várias ONG estão a pedir que sejam tomadas medidas urgentes em resposta à situação alarmante de Lamine Haddi que está em greve de fome aberta". [nota: entretanto interrrompida pela força por parte das autoridades prisionais marroquinas]

Por outro lado, o eurodeputado questionou a responsabilidade da Comissão Europeia pela situação actual no Sahara Ocidental ocupado.

Sublinhando o estatuto de Marrocos como "parceiro privilegiado" da UE, o deputado Pineda questionou se a Comissão da UE "tenciona condenar a escalada da repressão no Sahara Ocidental e questionou a razão pela qual o executivo europeu não suspendeu, até à data, o Acordo de Associação UE-Marrocos, ao abrigo do qual o respeito pelos direitos humanos é uma prioridade fundamental, e uma vez que Marrocos não respeita esses direitos".

Por fim, o eurodeputado espanhol também perguntou se a delegação da UE em Rabat tenciona visitar Mohamed Lamin Haddi na prisão, para avaliar o seu estado de saúde e as condições da sua detenção.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário