segunda-feira, 19 de abril de 2021

Uma agência de seguros e de gestão de crises: A guerra no Sahara Ocidental agravará a situação política, económica e de segurança em Marrocos

 

Imagem: ECS


A empresa "Atradius", especializada em seguros e gestão de crises, com presença em mais de 50 países ao redor do globo e braço segurador de crédito do Grupo Catalana Occidente, confirmou que os últimos desenvolvimentos no Sahara Ocidental, especialmente desde o início da guerra em Novembro de 2020, complicariam ainda mais a situação política e económica em Marrocos, bem como a situação de segurança.

No seu relatório anual sobre a situação de segurança no mundo, a agência destacou os riscos para a situação de segurança em Marrocos, especialmente após a ruptura do acordo de cessar-fogo com o subsequente surto de guerra no Sahara Ocidental.

O relatório observa que o processo de normalização com Israel continua a provocar controvérsia e rejeição em Marrocos, bem como a demissão de vários membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento, que governa o executivo marroquino.

O relatório também regista o aumento das tensões sociais em Marrocos desde 2017 devido à elevada taxa de desemprego entre os jovens, divisão entre áreas urbanas e rurais, desigualdade de rendimentos, acesso limitado aos serviços de saúde e corrupção, o que periodicamente levou a vários protestos em muitas regiões marroquinas.

Os problemas de desigualdade de rendimentos, pobreza, educação e cuidados de saúde tornaram-se mais proeminentes durante a crise do Coronavírus, à medida que o aumento das despesas sociais para conter os protestos pressiona as finanças públicas que aguardam os desafios de segurança, incluindo a guerra no Sahara Ocidental e os seus efeitos.

O relatório salienta que o Rei Mohamed VI detém todo o poder político, enquanto os poderes do Parlamento e do governo são limitados, um governo que rotulam como "fragmentado" devido à delicada coligação de 12 partidos que o formam.

Relatório original AQUI

Fonte: ECS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário