segunda-feira, 24 de maio de 2021

Dois anos sem um enviado pessoal do SG da ONU no Sahara enquanto a guerra continua

Horst Kohler, ex-presidente alemão, foi o último Representante Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental a demitir-se. Faz agora dois anos.


Por Jesús Cabaleiro Larrán - Periodistas en español - 23/05/2021

Este 22 de Maio de 2021 marca dois anos sem um enviado pessoal do SG para o Sahara, quando o alemão Horst Kohler se demitiu, oficialmente por razões médicas. Este é o período de tempo mais longo sem esta posição desde a sua criação, e indica a grave situação que as Nações Unidas estão a atravessar para resolver o conflito internacional da descolonização do Sahara.

Desde então, e segundo o próprio Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, as partes (Reino de Marrocos e Frente Polisario) rejeitaram um total de doze candidatos. O último, o diplomata italiano de origem sueca e antigo mediador na Síria (2014-19), Staffan da Mistura, 74 anos, que teve a aprovação saharaui, mas Marrocos, até agora, não deu a sua aprovação.

Os que ocuparam o cargo desde a sua criação foram James Baker (período 1997-2004), Peter Van Walsun (2005-2008), Christopher Ross (2009-2017) e Horst Kohler (2017-2019).

Foi Baker quem deu o nome aos seus dois planos, Baker um e dois, e foi durante o seu tempo que o censo foi concluído para o referendo que Marrocos não aceitou. Van Walsun, que morreu há dois anos, foi aquele que declarou: "A independência do Sahara Ocidental não é um objectivo alcançável. A Polisario tem a legalidade internacional do seu lado; contudo, o Conselho de Segurança não está preparado para exercer os seus poderes e impô-la com base no Capítulo Sete da Carta das Nações Unidas".

Ross sempre teve a oposição de Marrocos, que até o proibiu de visitar o Sahara, enquanto Kohler avançou com novas negociações com a presença à mesa dos países vizinhos, Mauritânia e Argélia, uma questão que o regime marroquino tinha vindo a exigir.

Baker e Ross rejeitaram a declaração unilateral de Donald Trump de reconhecimento da soberania marroquina sobre o Sahara pelos EUA, que até hoje, o actual presidente, Joe Biden, não ratificou.

Marrocos rejeita qualquer candidato dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (excepto a França), os países nórdicos, a Suíça e a Alemanha, dada a experiência recente de Kohler e a actual clivagem com Berlim. Para Marrocos, "o perfil do candidato terá de ser compatível" com os interesses do país.

Por seu lado, a República Árabe Saharaui Democrática (RASD) vetou candidatos que se manifestaram anteriormente a favor de teses marroquinas como o ex-primeiro-ministro romeno Petre Roman (que foi a Dakhla com o Crans Montana Forum) e o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros português Luis Amado, que defendeu em Rabat o plano de autonomia marroquina.

Contudo, recordou que a nomeação "não é um fim em si mesmo" mas um meio "para facilitar um processo de paz e limitado no tempo que conduza ao exercício livre e democrático pelo povo saharaui do seu direito inalienável à autodeterminação e à independência".


Baker e Ross, apesar de contarem com o respaldo, dos EUA, também eles se demitiram...

Entretanto, os relatórios da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (Minurso) sobre as hostilidades no muro entre marroquinos e saharauis são referidas — mesmo que não sejam tornados públicos e o porta-voz da ONU reconheça a troca de tiros entre as duas partes.

A ONU não condenou a violação dos acordos de 1991 por Marrocos ao ocupar território fora do muro — aquilo que se designa por zona tampão — e a asfaltamento e vigilância militar do troço de cinco quilómetros de estrada entre Guerguerat e a fronteira mauritana. Além disso, não devemos esquecer a ameaça da ocupação da localidade desabitada de La Guera, controlada pela Mauritânia.

Tanto fontes saharauis como marroquinas continuam a confirmar os confrontos de guerra ao longo dos 2700 quilómetros do muro do Sahara. O Ministério da Defesa da RASD emitiu 192 relatórios de guerra até à data.

Fala-se de confrontos em que ambos os lados tiveram mortos e feridos. Em Abril último, os meios de comunicação social saharauis confirmaram três mortos e um ferido nas suas fileiras, enquanto Marrocos, como de costume, não apresentou números de baixas das suas forças armadas. Unidades do exército saharaui romperam o muro militar marroquino, o que levou a combates em que morreram combatentes saharauis.

Do mesmo modo, fontes saharauis denunciaram a morte às mãos marroquinas de nómadas que se encontravam num veículo e foram confundidos com forças da Polisario.

No norte, o exército saharaui destruiu um radar cobrindo um grande perímetro, para além do bombardeamento incessante da zona de Mahbes, ações que tiveram lugar, entre outras, desde o início da guerra a 13 de novembro de 2020.

Também, utilizando drones, fabricados em Israel/França, Marrocos matou o chefe das unidades da Gendarmerie saharaui, Dah Al Bendir.

Além disso, a repressão dos saharauis no Sahara controlado por Marrocos continua.

Sem comentários:

Enviar um comentário