segunda-feira, 31 de maio de 2021

Ministra do governo espanhol pede a autodeterminação do povo saharaui e insiste na responsabilidade histórica de Espanha

 


(ECS) - A atual ministra dos Direitos Sociais e Agenda 2030, Ione Belarra Urteaga, é candidata à liderança do Podemos, na sequência do do abandono do anterior líder, Pablo Iglesias, motivado pelo mau resultado eleitoral obtido nas eleições regionais de Madrid.

O documento político preparado por Ione Belarra e a sua equipa para a Quarta Assembleia Estatal do PODEMOS inclui este importante ponto: "Apoio à autodeterminação do Sahara Ocidental". "Podemos desde a sua origem está empenhado em apoiar a autodeterminação do Sahara Ocidental", recordam para indicar que "a Espanha tem uma responsabilidade histórica com o Sahara Ocidental".

O documento de Ione Belarra para a Assembleia de Podemos, intitulado "Crescer", afirma também que "é necessário apoiar o direito à autodeterminação do povo saharaui e a execução do acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) sobre os recursos naturais, as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas para uma solução justa e pacífica através de um referendo e os processos de negociação em curso".

"Pela justiça com o povo saharaui e pelo nosso próprio desenvolvimento como um país com direitos e memória histórica", lê-se no texto.

No documento de 53 páginas, Belarra é também a favor de uma solução na Palestina a fim de garantir a identidade dos palestinianos no seu país livre e independente.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário