sábado, 26 de junho de 2021

Smara abalada por fortes explosões em base militar marroquina

 

Pouco passava das 13:00 deste sábado quando pelo menos três explosões abalaram uma instalação militar marroquina a leste de Smara ocupada, no centro do Sahara Ocidental. Segundo fontes do território ocupado por Marrocos confidenciaram ao portal ECSaharaui, “a razão para estas explosões é a explosão de minas e munições”.

Segundo fotos e vídeos divulgados em redes sociais, colunas densas de fumo negro subiram de pelo menos três pontos das instalações do exército de ocupação marroquino na zona de Ghachlet Wein Salwan, a leste de Smara. Smara, no norte do Sahara Ocidental, é a terceira maior cidade no território ocupado por Marrocos.

Segundo fontes da cidade ocupada de Smara, as explosões causaram um enorme estrondo juntamente com grandes nuvens de fumo a sair da base das forças de ocupação, como se pode ver nas imagens e vídeos.

Segundo as mesmas fontes, um sistema de radares instalado terá sido atingido pelas explosões.

Aguardam-se informações oficiais da parte saharaui, embora não se descarte a possibilidade de as explosões terem sido originadas por um ataque das unidades do Exército de Libertação do Povo Saharaui, seja através de mísseis de longo alcance ou de ataques de forças especiais que tenham penetrado no sistema defensivo do muro militar.


Smara, no norte, é a terceira maior cidade do Sahara Ocidental, depois de El Aaiún, a capital, e Dakhla, no sul, todas nas áreas ocupadas pelas forças marroquinas. 


A possibilidade das explosões terem por origem um acidente nos paióis da base marroquina também não está descartada.

Sem comentários:

Enviar um comentário