domingo, 25 de julho de 2021

Rabat sofre retrocessos legais e diplomáticos, e a "Economia de Ocupação" sofre a sua pior queda de sempre

 


Lehbib Abdelhay /ECS

O regime marroquino, para além de outros problemas, enfrenta atualmente dois desafios principais a nível político, em primeiro lugar o impacto externo da ocupação do Sahara Ocidental, unanimemente rejeitado após a declaração de Trump de alegada soberania; e, em segundo lugar, o impacto interno da normalização dos laços com Israel, já que 88% da sua população rejeita a normalização com a entidade sionista, o que apenas alargou o fosso entre a elite dominante e os cidadãos, ameaçando a fragmentação total num país autocrático que já apresentava elevadas taxas de desproporcionalidade social.

Neste contexto, a revista internacional Forbes revelou, numa análise recentemente publicada, que Marrocos está a sofrer grandes reveses jurídicos após a questão dos recursos naturais do Sahara Ocidental ocupado ter sido levada perante os tribunais internacionais.

A análise da Forbes foi publicada na sequência da aprovação pelo Supremo Tribunal do Reino Unido e do País de Gales de um pedido de revisão judicial do acordo comercial pós-Brexit entre o Reino Unido e Marrocos, que inclui produtos e recursos originários do Sahara Ocidental ocupado.

A revista internacional observa que levar o caso a tribunal é o primeiro desafio legal a um acordo comercial assinado pelo Reino Unido desde a sua saída da União Europeia.

A Western Sahara Campaign UK (WSCUK) iniciou um processo de revisão judicial contra o Department for International Trade and the Treasury em março último sobre o Acordo de Associação Reino Unido-Marrocos que viola as obrigações do Reino Unido ao abrigo do direito internacional. Num acórdão emitido pelo Supremo Tribunal de Londres em 28 de Junho, o Juiz . Chamberlain deu autorização para que o processo judicial prosseguisse.

"Se o queixoso tiver razão, os arguidos estão a agir ilegalmente ao conceder tratamento pautal preferencial a mercadorias do Sahara Ocidental, facilitando assim a exploração dos recursos destes territórios em violação do direito internacional", escreve o juiz na sua sentença.

A revista revelou que o Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido recusou-se a comentar o caso, com um porta-voz a dizer: "Não comentamos os procedimentos legais em curso".

A Western Sahara Campaign UK (WSCUK) é uma organização independente criada em 1984 com o objetivo de apoiar o reconhecimento do direito à autodeterminação e independência do povo saharaui, e de sensibilizar para a situação ilegal e ocupação da última colónia de África.

Ver também artigo

Sem comentários:

Enviar um comentário