terça-feira, 24 de agosto de 2021

Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos



 

Argel (24/08/2021) – A Argélia, através do seu Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade Nacional no Estrangeiro, Ramtane Lamamra, anunciou esta terça-feira o rompimento das relações diplomáticas com Marrocos, no contexto de atos hostis de longa data perpetrados por Rabat contra a Argélia e que persistem até agora.

"A Argélia decidiu quebrar as suas relações diplomáticas com Marrocos a partir de hoje", disse Lamamra durante uma conferência de imprensa em Argel.

Na quarta-feira passada, o Conselho de Alta Segurança, presidido pelo Presidente da República, Chefe Supremo das Forças Armadas, Ministro da Defesa Nacional, Abdelmadjid Tebboune, salientou que "os incessantes atos hostis perpetrados por Marrocos contra a Argélia exigiram a revisão das relações entre os dois países e a intensificação dos controlos de segurança nas fronteiras ocidentais.

Lamamra leu uma declaração em nome do Presidente da República Abdelmadjid Tebboune, na qual anunciou a cessação das relações com o reino

Lamamra recordou as acções hostis de Marrocos em relação à Argélia desde meados de Julho, particularmente o seu apoio ao que o seu embaixador da ONU designou como o direito à autodeterminação do "valente povo Kabyle".

A outra reclamação que a Argélia tem com o seu vizinho são as declarações feitas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros israelita a partir de Marrocos. Esta é a primeira vez desde 1948 que um funcionário israelita faz tais declarações sobre a Argélia, registou a declaração lida por Lamamra.

O texto também cita o apoio de Marrocos ao Mak e ao Rachad, duas organizações classificadas como terroristas pelas autoridades argelinas.

Ramtane Lamamra recordou igualmente o envolvimento de Marrocos na operação de espionagem da Pegasus que visou a Argélia, bem como incidentes passados, tais como a profanação da bandeira nacional no consulado de Casablanca em 2013.

A Argélia, de acordo com a declaração lida por Ramtane Lamamra, também culpa Marrocos pelo seu papel no impasse em que se encontram a questão do Sahara Ocidental e o projecto de construção do Magrebe.

"Em qualquer caso, a Argélia recusa a lógica do facto consumado", disse Lamamra.

Fontes: APS e TSA

Sem comentários:

Enviar um comentário