quinta-feira, 26 de agosto de 2021

FAR marroquinas bombardeiam camiões argelinos elevando mais ainda a tensão nas fronteiras regionais

  



Ali Mohamed – ECS – 26-08-2021 – | Por volta do pôr-do-sol de hoje, quinta-feira 26 de agosto, a artilharia marroquina lançou uma série de mísseis visando um comboio mercantil argelino de três camiões, atingindo um deles. O comboio civil regressava da Mauritânia após a descarga de mercadorias, pelo que não houve perdas materiais ou económicas, uma vez que não havia mercadorias no veículo atingido. Do mesmo modo, não houve danos humanos a lamentar, pois o condutor, de nacionalidade argelina, conseguiu sair do veículo, deslocou o tractor-reboque e abandonou o reboque danificado depois de ter sido atingido pelo míssil marroquino.

A zona por onde os camiões passavam ainda está sujeita a controvérsia e, até ao momento, não foi possível a este órgão de comunicação confirmar o local com toda a certeza. No entanto, se o comboio estivesse dentro do território mauritano, espera-se uma resposta argelina firme, uma vez que se tratava de um veículo civil argelino autorizado a atravessar as fronteiras partilhadas, embora se estivesse em território saharaui, seria um erro dos motoristas, uma vez que passaram inadvertidamente por uma zona declarada em guerra.

Fontes no terreno afirmam que o ataque teve lugar em território mauritano.

Até ao momento, não houve declaração de nenhum dos lados e espera-se mais informação e confirmação das autoridades competentes. Se se confirmar que ocorreu em território mauritano, Marrocos terá cometido um erro que resultará numa resposta argelina esmagadora, na sequência das tensões existentes entre os dois países. Vale a pena notar que a Argélia ativou na semana passada um estado de alarme em todas as suas fronteiras ocidentais, ou seja, aquelas que partilha com o Reino de Marrocos, para além de fechar o seu espaço aéreo e exortar os seus militares a estarem extremamente vigilantes e preparados para qualquer eventualidade.

Não é a primeira vez que Marrocos bombardeia camiões civis numa zona onde não há atividade de guerra ou presença de tropas saharauis. O último foi há apenas uma semana contra um camião a caminho dos acampamentos saharauis.

Sem comentários:

Enviar um comentário