domingo, 22 de agosto de 2021

Polícía marroquina assaltou esta madrugada a casa da ativista saharaui Sultana khaya

 

Sultana Khaya, e a sua família, estão sob prisão domiciliar desde 19 de novembro de 2020,
sem que tenha havido qualquer sentença ou processo judicial que o justifique


 Por Lehbib Abdelhay/ECS – 22-08-2021

Bojador ocupada (ECS). – Na madrugada deste domingo, forças de repressão marroquinas invadiram novamente a casa da ativista saharaui Sultana Khaya na cidade de Bojador ocupada. Nas imagens divulgadas, um grupo de polícias marroquinos, pelo menos 30 agentes, aparecem às portas da casa da família de Sultana, onde a agarram e espancam. Segundo a ativista, atacaram também a sua mãe Metou Najem, várias crianças e a sua irmã Luara Khaya.

Num ato completamente inesperado, Sultana foi selvaticamente atacada com pontapés, socos e pedras, e ficou ligeiramente ferida. Os autores são o brigadeiro-general e chefe da divisão de segurança da cidade ocupada de Bojador, cumprindo a ordem dos seus superiores em Rabat.

A Amnistia Internacional, através de vários comunicados, já fez apelos urgentes ao governo marroquino para pôr termo à onda de repressão nos territórios ocupados do Sahara Ocidental, sublinhando que a situação poderia conduzir a cenários graves de massacre sistemático durante a festa do fim do Ramadão.

Há algumas horas atrás, a sua casa foi novamente sitiada pelas forças de ocupação marroquinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário