segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Innophos importa grande volume de fosfatos do Sahara Ocidental ocupado para o México

 



As importações mexicanas de rocha fosfática do Sahara Ocidental ocupado estão a acelerar. Novas imagens do México mostram hoje um segundo navio a descarregar - enquanto um terceiro está a caminho.



05 de Setembro 21 (WSRW - em Inglês)

Neste momento, um grande navio a granel está a descarregar rocha fosfática do Sahara Ocidental ocupado, no porto de Coatzacoalcos, México. O navio, Georgios P, chegou ao México a 28 de Agosto de 2021 com uma quantidade estimada de 55.000 toneladas de rocha do território. Permaneceu no porto durante alguns dias e durante a manhã de 5 de Setembro de 2021 foi ainda observado a descarregar a carga para as instalações da Innophos.

O Western Sahara Resource Watch (WSRW) recebeu imagens de drone do navio quando descarregava a carga do território ocupado, tiradas através do nevoeiro da manhã no porto de Coatzacoalcos. Como se pode ver pelas imagens, o navio flutua atualmente, tendo assim quase completado a sua controversa descarga.

O incidente acontece apenas três semanas após o Observatório dos Recursos do Sahara Ocidental (WSRW) ter publicado um informe sobre o súbito transporte de rocha fosfática do Sahara Ocidental para o México, importada pela empresa Innophos Holdings, e que teve lugar a 4 de Agosto de 2021.

O Sahara Ocidental está sob ocupação por Marrocos, que utiliza as exportações desse rochedo para financiar e legitimar a sua ocupação. O fosfato que chega ao México é utilizado para a indústria agrícola local.

Ainda não é do conhecimento do WSRW quem são os clientes locais do Innophos, aplicando os minerais de conflito nos seus solos.

A Innophos declarou em 2018 especificamente que tinha deixado de adquirir rochas do Sahara Ocidental por uma questão de responsabilidade social. "Como parte do compromisso da Innophos com a responsabilidade social global e a boa gestão empresarial, a Innophos deixará de participar indirectamente numa cadeia de fornecimento de matérias-primas que se abastece de rocha fosfática da região do Sahara Ocidental em África", escreveu a empresa num comunicado de imprensa a 2 de Julho de 2018.

No entanto, mesmo depois de dois carregamentos ocorrerem em violação dessa promessa, acontece que ainda há mais a chegar.


O Georgios P descarregando rocha fosfática expoliada do SO ocupado no porto de Coatzacoalcos, México 



Enquanto o Georgios P está prestes a concluir a sua descarga, um terceiro carregamento está atualmente a caminho. Ontem, 4 de setembro de 2021, o navio graneleiro Genava (IMO 9731248) partiu de El Aaiún com rocha fosfática do território ocupado. O Genava tem bandeira sueca e aparece na lista da frota da companhia de navegação Reederei Zürich com sede em Zurique. Genava comunicou Mobjack Bay na Virgínia, EUA, como destino final, que é o mesmo destino falso que foi utilizado pelos dois navios anteriores Georgios P e Amis Ace ao partirem do Sahara Ocidental. Nenhum dos dois primeiros navios foi para qualquer lugar perto de Virigina.

Em três rápidos e consecutivos incidentes de importação entre julho e setembro, a Innophos faz com que o México se torne num dos mais importantes países de importação de rocha fosfática do Sahara Ocidental. Relatórios anuais do comércio do WSRW mostram que o maior importador nos últimos anos tem sido a Paradip na Índia, que é propriedade da empresa exportadora marroquina OCP. A Nova Zelândia ocupa, há vários anos, o segundo lugar no ranking.

A história da importação da Innophos realizada no início deste mês foi coberta nos meios de comunicação mexicanos, como o Diario del Istmo, Imagen del Golfo, Imagen del Veracruz, Diario de Acayucan, Costa Veracruz, La Jornada Veracruz e El diario de Minatitlán.

A empresa importadora, Innophos Mexicana, é uma subsidiária mexicana da empresa americana Innophos Holdings, Inc.

Sem comentários:

Enviar um comentário