sábado, 6 de novembro de 2021

Presidente italiano: "A solução do conflito do Sahara Ocidental deve ter em conta os direitos do povo saharaui”




ARGEL 06-11-2021 (APS) - A solução do conflito do Sahara Ocidental deve ter "na devida conta os direitos do povo saharaui", disse o Presidente italiano Sergio Mattarella, manifestando o desejo de um reatamento das negociações directas entre as partes para uma solução "justa e duradoura" para a questão.

"Estamos a acompanhar de muito perto a questão do Sahara Ocidental. Sempre apoiámos com convicção o papel desempenhado pelas Nações Unidas e, a este respeito, encarámos com satisfação a nomeação do diplomata ítalo-sueco Staffan De Mistura como enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU", disse o presidente italiano numa entrevista ao diário nacional EL Moudjahid, publicada este sábado.

Mattarella, que iniciou uma visita de Estado de dois dias à Argélia, manifestou a esperança de que "o compromisso" de Staffan De Mistura "possa contribuir, apesar da actual situação de tensão, para um reatamento das negociações diretas entre as partes (no conflito, Marrocos e Frente Polisario, nota editorial) para uma solução justa e duradoura da questão, que tenha em devida conta os direitos do povo saharaui.

O Presidente Mattarella salientou, neste contexto, que a Itália apoia "o papel da Argélia e o seu empenho no quadro da ONU sobre o Sahara Ocidental".

Sem comentários:

Enviar um comentário