sábado, 14 de maio de 2022

Guerra no Sahara Ocidental: combates prosseguem

 


Os combates contra o dispositivo militar de ocupação marroquino ao longo do muro de mais de 2.700 km prosseguem ao longo das duas últimas semanas tanto em território saharaui como no sul de Marrocos.

O mês de maio iniciou-se com bombardeamentos concentrados nas áreas de Astilat Uld Bougrein e Galb Al-Nass, ambas no setor de Auserd, no sul do território do  Sahara Ocidental.

No dia 02 de maio, o ministério de Defesa da RASD assinalava ntensos bombardeamentos sobre as forças inimigas nas zonas de Sabjat Tanuchad e Laagad, ambas no setor de Mahbes, no noroeste do território, não distante dos acampamentos de refugiados localizadso na zona de Tindouf, na fronteira argelina.

O comunicado do ministério da Defesa assinalava também fortes bombardeios sobre o comando do 43º batalhão das forças marroquinas de ocupação na zona de Umeitir Lamjeinza, setor de Mahbes.

A 03 de maio, destacamentos do Exército de Libertação Saharaui realizaram intenso fogo de artilharia contra as forças de ocupação marroquinas acantonadas na região de Asteilat Bugrein, no setor de Auserd (sul do SO).

O comunicado militar desse dia referia que outros destacamentos do ELPS levaram a cabo bombardeios intensos e concentrados contra ocupantes entrincheiradas nas regiões de Rus Asabti, Udei Um Rakba e o Ponto de Observação nº 191 na área de Gararat Al-Atasa, na região de Mhabes.

A 04 de maio, unidades avançadas do ELPS efetuaram intenso fogo de artilharia contra forças de ocupação marroquinas estacionadas nas zonas de Grarat Al Farsik e Guerat Uld Blal, ambas no setor de Mahbes.

O comunicado militar do dia acrescentava que outros destacamentos do ELPS haviam levado a cabo bombardeamentos intensos contra forças de ocupação entrincheiradas nas áreas de Sabjat Tanuchad e Udey Amarkba, ambas em Mahbes

A 05 de maio, destacamentos do exército saharaui efetuaram fogo de artilharia sobre forças inimigas posicionadas na zona de Agajagal, ao norte de Dirt, no setor de Hauza (norte do Sahara Ocidental).

No dia seguinte, ocorreram intensos bombardeamentos sobre forças inimigas posicionadas nas zonas de Fadrat Alaach e Fadrat Laghrab, ambas localidades situadas no setor de Hauza.

A 07 de maio, unidades do ELPS bombardearam forças de ocupação marroquinas posicionadas a norte e sul de Galba Nass, no setor de Auserd, no sul do SO.

O comunicado acrescenta que unidades do ELPS atacaram guarnições do inimigo na localidade de Steilat Uld Bugrein também no setor de Auserd.

A 08 de maio, unidades do ELPS flageral com fogo de artilharia posições inimigas nas regiões de Udei As-sfa e Jangat Huría, no setor de Smara (norte do território do SO).

No mesmo dia outros unidades concentraram os seus ataques sobre as posições entricheiradas marroquinas nas regiões de Laagad e Sabjat Tanuchad, ambas em Mahbes.

A 09 de maio, foi bombardeada a base de comando do 26.º Batalhão marroquino sedeado na região de Asteilat Uld Bugrein, no setor de Auserd, assim como várias posições inimigas na região de Galb An-nas, também no mesmo setor no sul do território.

A 10 de maio, tiveram lugar ações de bombardeamento contra forças inimigas em várias posições no setor de Hauza (no norte do SO): casos de Fadrat Lagrab, Fadrat Al-Ich, Rus Taraganit, Rus Lagetitra e Arbeiyab.

Durante o dia de quinta-feira, 12 de maio a força inimiga foi bombardeada em Fadrat Alaach e Fadrat Laghrab, ambos localizados no setor de Hauza.

A 13 de maio, sexta-feira, unidades saharauis bombardearam posições das forças inimigas posicionadas nas zonas de Laagad, Guerat Uld Blal e Sabjat Tanushad, localidades situadas no setor de Mahbes.

Sem comentários:

Enviar um comentário