O 16º Congresso da Frente Polisario, que leva o nome do mártir Mohamed Khaddad, realiza-se na Wilaya de Dakhla, nos campos de refugiados do extremo sudoeste da Argélia, de 13 a 17 de Janeiro de 2023, sob o lema “Escalar a luta para expulsar a ocupação e alcançar a completa soberania”.
O congresso foi precedido pela Conferência Nacional Preparatória do congresso, que teve lugar de 7 a 9 de janeiro na Wilaya de Awsard, que recebeu no sábado os delegados ao 16º congresso da Frente Polisario vindos de todas as wilayas, dos territórios ocupados, dos territórios libertados e da diáspora.
Os comités emergentes da Conferência Preparatória Nacional para o 16º Congresso da Frente Polisario iniciaram os seus trabalhos a fim de unificar a percepção e as visões sobre todas as questões discutidas nas conferências locais sob a supervisão do Comité Preparatório para o 16º Congresso a nível de todas as extensões dos ramos da Organização Política.
A presidência da Conferência Preparatória Nacional formou três sub-comités: O Comité de Legislação de Base, o Comité do Programa de Acção Nacional, e o Comité de Cartas e Recomendações e atribuiu os delegados ao 16º Congresso da Frente Polisario aos três comités.
Durante a conferência, os delegados ao Congresso discutiram os documentos apresentados pelo Comité Preparatório do Congresso, a serem apresentados ao Congresso para aprovação e execução. Durante os trabalhos do Congresso serão eleitos os novos dirigentes, assim como o Secretário-Geral da Frente Polisario, que, durante o processo de libertação é, também, por inerência, o Presidente da República Árabe Saharaui Democrática.
A Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental (AAPSO) far-se-à representar neste importante evento para a luta de libertação nacional do Povo Saharaui.
Sem comentários:
Enviar um comentário