domingo, 19 de fevereiro de 2023

Guerra no Sahara Ocidental – 1 de janeiro a 17 de fevereiro



As ações do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) têm prosseguido contra o muro militar de defesa das forças de ocupação marroquinas no Sahara Ocidental ao longo de todo este período, em particular com ataques de artilharia de desgaste e flagelação. Não obstante a realização do 16.º Congresso da Frente Polisario, por um longo período de tempo em janeiro, ter mobilizado os militantes e quadros militares da organização, nem mesmo assim as operações militares no palco da guerra se deixaram de realizar.

De 01 de janeiro a 17 de fevereiro, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Defesa da RASD, tiveram lugar pelo menos 67 ataques de artilharia contra as trincheiras e bunkers e bases e postos de observação das Forças Armadas Reais de Marrocos ao logo do muro militar que divide o território.



Destaque para os ataques constantes e sucessivos na zona de Mahbes (41 operações de bombardeamento) e de Farsia (11 operações), ambas na região norte/nordeste do território do Sahara Ocidental, denominada Oued Draa; também a zona de Houza (15 ataques), na região de Saguia El Hamra, no centro-norte do país foi particularmente visada neste período.

Na região Sul, de Rio de Ouro, não se registaram ataques.

Fontes: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário