BOGOTA - O governo saharaui reiterou a sua vontade de consolidar as relações com o Parlamento Andino e contribuir para a promoção de uma dinâmica de diálogo em torno de aspectos da agenda multilateral comum, como a paz e a descolonização, informou esta quarta-feira a agência noticiosa saharaui (SPS).
A agência recorda que a República Árabe Saharaui Democrática (RASD) mantém relações de fraternidade e cooperação com o Parlamento Andino, especialmente desde que o Conselho Nacional Saharaui (Parlamento) foi admitido como membro observador neste órgão regional em 2011.
É neste quadro que a presidente do Parlamento Andino e membro do Senado da Colômbia, Gloria Florez, recebeu terça-feira na sede do órgão institucional regional em Bogotá, o embaixador saharaui para a América Latina e as Caraíbas, Mohamed Zrug.
A parte saharaui transmitiu à presidente do Parlamento Andino "as saudações e o empenho do Conselho Nacional Saharaui em contribuir para a promoção da agenda da integração andino-africana, bem como a promoção de uma dinâmica de diálogo e de reuniões parlamentares bi-regionais, com particular ênfase em aspectos da agenda multilateral comum, tais como paz, descolonização, povos indígenas, direitos humanos, política climática e comércio livre.
Na ocasião, o diplomata saharaui reiterou ao Parlamento Andino "a firme vontade do governo saharaui de continuar a consolidar bilateralmente as melhores relações diplomáticas, culturais e fraternas com os governos e nações andinas.
Recorde-se que a República Saharaui mantém relações diplomáticas com as capitais andinas Bogotá, Quito, Lima e La Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário