quinta-feira, 4 de julho de 2024

Marrocos não hesita em ultrapassar as linhas vermelhas - denuncia jornalista francesa

 

Rosa Moussaoui

Para a jornalista Rosa Moussaoui, do diário francês “L'Humanité”, a descoberta da utilização de software de espionagem por Marrocos revela o que muitos já sabiam sobre o Makhzen, que não hesita em "ultrapassar todas as linhas vermelhas", recorrendo, entre outros métodos, a acusações sexuais contra jornalistas marroquinos para os silenciar.

Rosa Moussaoui, jornalista do diário francês «Humanité», que foi vítima, entre muitas outras, do programa de espionagem Pegasus, utilizado por Marrocos e concebido pela organização sionista, contou a sua experiência traumática numa coluna publicada no diário espanhol El Independiente.

"O spyware marroquino Pegasus, tão aterrador quanto invisível" é o título de um longo texto escrito pela jornalista, que relata a sua experiência pessoal como vítima do software que tem como alvo os telemóveis, ao mesmo tempo que analisa outros métodos igualmente diabólicos utilizados pelo Makhzen para denegrir a imagem dos jornalistas marroquinos, evocando em particular "autoridades e polícias que não hesitam em ultrapassar todos os limites".

Em julho de 2021, uma investigação, publicada por um consórcio de 17 meios de comunicação internacionais, revelou que o software Pegasus, concebido pela empresa sionista NSO Group e utilizado por Marrocos, tinha permitido espiar os telemóveis de jornalistas e mulheres políticas, activistas dos direitos humanos e líderes empresariais de diferentes países. "Comecei a notar avarias no meu iPhone desde o final do verão de 2018 (e que) se tornaram mais frequentes durante o inverno de 2019 (...)

As aplicações abriam-se sozinhas, a memória ficava sistematicamente saturada e era quase impossível utilizar o meu navegador de Internet (...) Estas falhas multiplicaram-se" no ano seguinte, conta o jornalista. O jornalista investigava o processo judicial "fabricado" contra o jornalista marroquino e ativista da oposição Omar Radi quando soube, em 2020, que o telemóvel de Radi estava infetado com o spyware Pegasus.

Omar Radi, jornalista marroquino a cumprir seis anos de prisão

As informações ligadas ao telemóvel de Radi tinham sido reveladas pela Amnistia Internacional, que alertou Moussaoui. "Na primavera de 2021, jornalistas do consórcio Forbidden Stories contactaram-me e informaram-me que suspeitavam que o meu telefone estava equipado com spyware", conta. Levou o telemóvel a um laboratório especializado, mas nada foi detectado. "Em julho, na véspera das revelações do Pegasus, um jornalista do Forbidden Stories voltou a contactar-me para me dizer que eu estava numa lista de possíveis alvos deste programa de espionagem", continua.

Moussaoui, que afirma já ter sofrido pressões e vigilância por parte das forças de segurança marroquinas durante as suas investigações, descobre uma outra forma de vigilância que é muito mais "aterradora" porque é "invisível" e "indetectável". "Vivi a pirataria do meu telefone como uma situação muito violenta que me afectou pessoalmente, mas também os meus entes queridos, os meus amigos, os meus colegas, a minha família. É uma intrusão insuportável, uma violação da minha privacidade e da minha vida privada", acrescenta.

"Tal como os tratados internacionais proíbem a utilização de armas não convencionais, devemos proibir o spyware, que é uma arma formidável numa época aterradora", defende. Para Rosa Moussaoui, a descoberta da utilização de software de espionagem por Marrocos revela o que muitos já sabiam sobre o Makhzen, que não hesita em "ultrapassar todas as linhas vermelhas", utilizando, entre outros métodos, acusações de agressão sexual contra jornalistas marroquinos para os silenciar.

As autoridades marroquinas, que parecem "confiantes na sua impunidade", não hesitam em assediar e ameaçar jornalistas marroquinos em solo francês. "Eu próprio assisti a isso, a 15 de fevereiro de 2019, em Paris, numa sala chamada Le Maltais rouge, onde uma conferência sobre a liberdade de imprensa em Marrocos foi brutalmente interrompida por tipos musculados que cortaram a eletricidade e atiraram mesas e cadeiras aos participantes", diz.

www.sahara-occidental.net/APS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário