O Presidente da República e Secretário-Geral da Frente Polisario enviou uma mensagem de condolências à família do grande amigo do povo saharaui, Emmanuel Martinoli - médico, antigo deputado no parlamento do Cantão do Jura (Suíça), co-director dos «Cahiers de L'Ouest saharien»-, que lutou ao longo da sua vida pela liberdade e pelo direito do povo saharaui à independência.
“Recebemos com grande tristeza e pesar a notícia do falecimento de. Emmanuel Martinoli, um homem distinto que dedicou grande parte da sua vida a apoiar e defender a justa causa do povo saharaui”, diz a mensagem de condolências.
O Presidente saharaui acrescenta que o falecimento de Emmanuel Martinoli representa uma grande perda, expressando em seu próprio nome e em nome do governo e do povo saharaui suas sinceras condolências e simpatia à sua esposa, Martinoli-Katz, seus filhos e amigos.
Brahim Ghali referiu-se ao grande papel desempenhado pelo falecido na sensibilização sobre a luta do povo saharaui num momento crucial da sua história, nomeadamente com o início do processo de paz das Nações Unidas e o seu envolvimento na organização de um referendo de autodeterminação no Saara Ocidental.
Neste contexto, o Presidente recorda a criação da Associação de Apoio a um Referendo Livre e Justo no Sahara Ocidental (ARSO) e do seu sítio web com o mesmo nome, salientando que se trata de um marco importante na história do movimento internacional de solidariedade com o povo saharaui.
“Com a morte de Emmanuel Martinoli, o povo saharaui perde um defensor incansável da sua causa e um pilar fundamental de solidariedade com o nosso povo na Suíça e no mundo em geral”.
Sem comentários:
Enviar um comentário