quarta-feira, 9 de julho de 2025

A Guerra no Sahara Ocidental de 01 a 30 de junho

 Foto cortesia Stefano Montesi

O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiu a guerra de desgaste e usura (humano e material) contra o dispositivo militar marroquino de ocupação no Sahara Ocidental.

Desde a ruptura do cessar-fogo e o reinício da guerra em 13 de novembro de 2020, as unidades do SPLA têm assediado as forças de ocupação ao longo do muro militar marroquino.

O muro militar marroquino, conhecido como o "muro de areia" ou "berma", para os saharauis «da vergonha», tem aproximadamente 2.720 km de extensão. Foi construído entre os anos 1980 e 1987 pelas Forças Armadas Reais (FAR) de Marrocos e divide o território do Sahara Ocidental entre a zona controlada por Marrocos (a oeste do muro), onde se encontram as principais cidades como El Aaiún e Dakhla; e a zona controlada pela Frente Polisario, conhecida como "zona libertada" ou "territórios libertados", a leste do muro.

O muro é  composto por:

  • Valas, campos de minas antipessoais e antitanque
  • Postos de vigilância fortificados
  • Radar e sensores eletrónicos
  • Bases militares a intervalos regulares (cerca de 200 ao longo do muro)

Este muro é considerado uma das estruturas militares mais longas do mundo, e um dos exemplos mais extensos de conflito congelado, com patrulhamento constante de ambos os lados, especialmente após o colapso do cessar-fogo em 2020.


Operações militares em junho

08 de junho  -  Unidades do Exército Popular de Libertação Saharaui (ELPS) efetuam um ataque de artilharia a enclaves e bases inimigas na zona de Tathurdurat, no setor de Auserd, na região sul de Rio de Ouro, causando  baixas nas fieirlas do exército invasor marroquino.

14 de junho - Forças saharauis atacam tropas marroquinas acantonadas na zona de Udeyàtchdeida, no sector de Farsia, na região de Oued Draa, no norte do Sahara Ocidental causando vítimas entre os efetivos do exército invasor. 

15 de junho - Unidades do ELPS bombardeiam pelo segundo dia consecutivo uma base militar marroquina na zona de Alfeyin, no sector de Farsia, no nordeste do Sahara Ocidental, causando baixas significativas e uma situação de confusção, medo e desnorte entreas fileiras do inimigo.

17 de junho - Unidades dsaharauis efectuam de novo um bombardeamento concentrado contra bases de ocupação marroquinas localizadas em Alfeiyin, no sector de Farsia, causando baixas humanas e materiais.

22 de junho - Unidades do Exército Popular de Liberatação Saharaui (ELPS) atacam uma concentração de tropas marroquinas de ocupação na zona de Udei Afneidu, no sector de Mhabes, resião de Oued Draa, no extremo nordeste do Sahara Ocidental.

27 de junho - Tropas marroquinas acantonadas no sector de Smara, a terceira maior cidade do Sahara Ocidental, localizada no norte do território, são atacadas por unidades do ELPS, que lhes infligem baixas entre os efectivos invasores.

Sem comentários:

Enviar um comentário