domingo, 5 de dezembro de 2010

Detenção de três ex-presos políticos saharauis na cidade ocupada de El Aiun



Bachir Khada, Mohamed Tahlil e Hassan Dah



As autoridades marroquinas detiveram ontem, Sábado, três ex-presos políticos saharauis na capital do Sahara sob ocupação, El Aiun, segundo fonte judicial saharaui da cidade.

Os activistas saharauis, Mohamed Tahlil, Bachir Khada e Hassan Dah "foram presos Sábado ao fim da tarde num cybercafé por agentes da polícia marroquina à paisana, que os conduziram em viatura para destino desconhecido", informou a mesma fonte.

O informador ignora as razões desta detenção, mas ela insere-se na vaga de prisões contra civis saharauis que as autoridades marroquinas empreenderam desde o dia 8 de Novembro, dia do violento desmantelamento do acampamento de protesto de Gdeim Izik e os motins que se sucederam na cidade de El Aiun.

Os três ex-presos saharauis foram já encarcerados por diversas vezes pela sua participação em manifestações pacíficas reclamando o direito do povo saharaui à autodeterminação, a sua posição a favor da independência do Sahara Ocidental e a sua acção de denúncia das violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado marroquino contra civis saharauis indefesos.

Sem comentários:

Enviar um comentário