domingo, 12 de dezembro de 2010

Wikileaks sobre o Sahara Ocidental e Marruecos (V)



Morgan Richard Tsvangiarai, primeiro-ministro do Zimbabwe


Novas e muito importantes revelações no Wikileaks. Um novo telegrama desvenda o funcionamento do lobby pro-marroquino. O documento secreto mostra como o majzén corrompe e financia secreta e ilegalmente políticos estrangeiros para que nos seus países defendam as posições marroquinas sobre o Sahara Ocidental.
Documento secreto recentemente revelado:
- Relatório do embaixador dos EUA em Marrocos, Thomas Riley, sobre a visita de Tsvangirai a Marrocos (12-XII-2008).
O documento, que não figura entre os publicados pelo "El País", estava na Internet mas foi já apagado…. E ainda há que se atreve a dizer que os documentos da Wikileaks não são importantes…!

A 21 de Novembro de 2009 visitou Marrocos, Morgan Richard Tsvangiarai, primeiro-ministro do Zimbabwe e opositor do presidente Robert Mugabe. O Zimbabwe, sendo Mugabe o seu presidente, é um dos Estados que reconheceu a RASD e é um país onde a África do Sul, outro importante país que reconhece a RASD, tem importantes interesses.
Os serviços secretos marroquinos contactaram Tsvangirai prometeram financiar o seu partido a troco deste apoiar a ocupação marroquina do Sahara Ocidental. Esta é a sequência dos acontecimentos que Wikileaks deixou a descoberto.

I. NOVEMBRO DE 2008: PRIMEIRA VISITA DE TSVANGIRAI A MARROCOS E APOIO À ANEXAÇÃO DO SAHARA OCIDENTAL: GRÁTIS?
Num despacho de 29 de Novembro de 2008 a agência noticiosa MAP, o braço “informativo” dos serviços secretos marroquinos, afirmava (traduzo):

Tânger, 29/11/08- O Primeiro-ministro e dirigente do Movimento para a Alternativa Democrática (MDC) afirmou, sexta-feira à tarde em Tânger que está a favor de uma solução pacífica para a questão do Sahara Ocidental que “respeite” a “integridade territorial” de Marrocos.
O Sr Morgan Tsvangirai, (…)recebeu o grande “Prémio Medays 2008” outorgado pelo “Instituto Amadeus” por ocasião da realização do “Forum do sul para um novo Mediterrâneo” (…) O “Prémio Medays 2008” é a mais alta distinção atribuída pelo “Instituto Amadeus” a uma personalidade política, da sociedade civil ou do mundo empresarial que, pela sua acção, tenha desempenhado um papel determinante a favor da democracia ou do desenvolvimento económico no mundo.
Segundo os organizadores do encontro de Tânger, o Sr. Morgan Tsvangirai distinguiu-se pela sua “coragem” e a sua “tenacidade” na luta “pela democracia e o pluralismo político” no Zimbabwe, convertendo-se num “verdadeiro símbolo africano e internacional” e cujo “compromisso” a favor dos valores democráticos foi saudado pelas mais importantes personalidades e países”.

29/11/2008 11:18

II. PRIMEIRA VISITA DE TSVANGIRAI A MARROCOS EM NOVEMBRO DE 2008: O QUE RELATA O DOCUMENTO SECRETO
O sempre eficaz e bem informado embaixador Riley transmite uma visão da visita muito diferente da que proporciona a página oficial do primeiro-ministro do Zimbabwe. Transcrevo o original e publico depois a tradução do texto.
O original:

08RABAT1140 Date12/12/2008 07:52 OriginEmbassy Rabat
Excerpt from document
(SBU) Morgan Tsangvirai was in Morocco at the end of November-early December. Tsangvirai received a prize for promotion of democracy on November 29 in Tangier at the first Med Days 2008 Conference.

Full Document

ClassificationSECRET//NOFORN Header
O 120752Z DEC 08
FM AMEMBASSY RABAT
TO SECSTATE WASHDC IMMEDIATE 9419
INFO MAGHREB COLLECTIVE IMMEDIATE
SOUTHERN AF DEV COMM COLLECTIVE IMMEDIATE
AMEMBASSY ADDIS ABABA IMMEDIATE
Content
S E C R E T RABAT 001140

NOFORN

STATE FOR AF/S, AF/RSA AND NEA/MAG

E.O. 12958: DECL: 12/08/2018
TAGS: PREL, PGOV, MO, ZI
SUBJECT: TSANGVIRAI IN MOROCCO

Classified By: Polcouns Craig Karp for Reasons 1.4 (b) and (d).

1. (SBU) Morgan Tsangvirai was in Morocco at the end of November-early December. Tsangvirai received a prize for promotion of democracy on November 29 in Tangier at the first Med Days 2008 Conference. The Conference was organized by a NGO, Amadeus, which is run by the son of the Foreign Minister.

2. (S/NOFORN) On December 1, Tsangvirai was in Rabat where he and a delegation met with Foreign Minister Taieb Fassi Fihri. (Name Removed) told us the discussions were warm, with the Moroccan side expressing its support for Tsangvirai and the MDC. Tsangvirai later met
with Moroccan External Service (DGED) Chief Yassine Mansouri.
(Comment: Morocco had previously provided Tsangvirai clandestine financial support and likely added to that during this trip. Morocco would welcome the departure of Mugabe, who has opposed its claim to the Western Sahara. End Comment.)

*********
Visit Embassy Rabat's Classified Website;
http://www.state.sgov.gov/p/nea/rabat
*********

Riley

Tradução:

1. (SBU) Morgan Tsangvirai esteve em Marrocos em finais de Novembro-começos de Dezembro. Tsangvirai recebeu um prémio pela promoção da democracia no dia 29 de Novembro em Tânger no primeiro congresso “Med Days” em 2008. O congresso foi organizado pela ONG Amadeus dirigida pelo filho do Ministro dos Negócios Estrangeiros..
2. (S/NOFORN) A 1 de Dezembro, Tsangvirai esteve em Rabat onde ele e uma delegação do seu país se encontraram com o Ministro de Negócios Estrangeiros Taieb Fassi Fihri (XXXX) que nos disse que as conversações foram calorosas e a parte marroquina expressou o seu apoio a Tsangvirai e ao MDC. Depois Tsangvirai encontrou-se com o chefe do serviço de espionagem exterior de Marrocos, Yasín Mansuri. (Comentário: Marrocos concedeu anteriormente a Tsangvirai apoio financeiro clandestino e, muito provavelmente, voltou a fazê-lo durante esta viajem. Marrocos ficaria contente com a saída de Mugabe que se opôs às pretensões marroquinas no Sahara Ocidental. Fim do comentário)

III. SEGUNDA VISITA DE TSVANGIRAI A MARROCOS EM NOVEMBRO DE 2009: O RELATO OFICIAL
Um ano depois, Tsvangirai visita Marrocos e é convidado, de novo, pelo “prestigioso” Instituto Amadeus. A página web do primeiro-ministro do Zimbabwe, que ostenta por lema “Uma nova era de liderança democrática e transparente” dá-nos a versão oficial desta visita de forma falsamente modesta e muito mentirosa:

Com sede em Rabat, Marrocos, o Instituto Amadeus é um think tank marroquino independente, um centro de experiências, reflexão, conselho, propostas e assessoria. No termo de cada ano o instituto convida luminárias internacionais para abordar assuntos políticos e de desenvolvimento humano e aconselhar sobre o melhor modo fazer progredir África.
A visita do primeiro-ministro Tsvangirai a Marrocos não foi uma visita oficial de Estado já que o Instituto Amadeus é uma organização privada e independente.

IV. PREGUNTAS
1º. É verdade ou não que Tsvangirai se entrevistou em 2008 com o ministro marroquino de Negócios Estrangeiros, Fassi-Fihri, por ocasião da sua visita ao Instituto Amadeus?
2º. É verdade ou não que Tsvangirai se entrevistou em 2008 com o chefe do serviço secreto marroquino, Yasín Mansuri, por ocasião desta visita?
3º É verdade que Tsvangirai recebeu, pelo menos em 2008, "apoio financeiro clandestino" de Marrocos?
4º. Tem relação esse eventual "apoio financeiro clandestino" de Marrocos com o seu apoio à posição marroquina no conflito do Sahara Ocidental?
5º. Recebeu Tsvangirai um novo "apoio financeiro clandestino" de Marrocos por ocasião da sua segunda visita a Marrocos?
6º. Que interessa tem o primeiro-ministro do Zimbabwe em negar na sua página oficial que a sua visita a Marrocos não foi "oficial" e deixar entender que só visitou o Instituto Amadeus?

V. CONCLUSÂO E PERGUNTA FINAL
Tudo parece indicar que o primeiro-ministro de Zimbabwe mente.
Tudo parece indicar que Tsvangirai apoia Marrocos no assunto do Sahara Ocidental a troco de um "apoio financeiro clandestino".
Tudo parece indicar que este importantíssimo documento deixa a nú o modus operandi utilizado pelo majzén para corromper políticos estrangeiros, conseguir que Estados que reconhecem a RASD retirem esse reconhecimento e obter apoios políticos nos demais Estados.
Em entrevista publicada a 10 de Novembro do corrente ano ao PERIODISTA DIGITAL afirmei:

"Marrocos subornou França no assunto do Sahara e não descarto que tenha feito o mesmo com Espanha"

Se Marrocos suborna um candidato da oposição num país tão longínquo como o Zimbabwe para que alcance o poder e o apoie nas suas pretensões anexionistas sobre o Sahara Ocidental:
Será arriscado pensar que o majzén possa ter feito no passado, esteja a fazer no presente, ou venha a fazer no futuro o mesmo em Espanha que, enquanto potência administradora do Sahara Ocidental, tem a chave da solução do conflito?

O prof. Carlos Ruiz Miguel, Catedrático de Direito Constitucional na Universidade de Santiago de Compostela, autor de inúmeros livros e artigos em revistas espanholas e estrangeiras sobre matérias relacionadas com o Direito Público e Relações Internacionais e, justamente, considerado um perito na questão do Sahara Ocidental, revela e comenta as “revelações” dos telegramas e relatórios do Departamento de Estado dos EUA sobre o Sahara Ocidental e Marrocos. Ver blog: http://blogs.periodistadigital.com/desdeelatlantico.php

Sem comentários:

Enviar um comentário