terça-feira, 29 de março de 2011

Refugiado saharaui em greve de fome há 22 dias por ter sido excluído do Plano de Visitas da ACNUR


Mohammed Hallab encontra-se em greve de fome desde o dia sete de Março, na sede da ACNUR nos acampamentos de refugiados saharauis, onde não dispõe de cuidados médicos, piorando o seu estado de saúde a cada dia que passa. Esta noite teve que ser hospitalizado porque corria o risco de ficar em coma. A decisão de empreender esta forma de luta surge na sequência da arbitrariedade na decisão de o excluir do programa de visitas familiares da ACNUR, muito embora tenha preenchido todos e cada um dos trâmites requeridos para poder beneficiar do programa.

O Programa de Visitas Familiares que leva a cabo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) desde o ano de 2004 coloca à disposição das famílias saharauis a possibilidade de visitar os seus familiares do outro lado do muro. Mohamed Hallab era uma das pessoas a quem tinha sido concedido esse direito. No entanto, horas antes do voo, a ACNUR excluiu-o da lista de passageiros, alegando que se tratava de uma decisão do regime marroquino.

A sua condição de refugiado obriga a ACNUR a velar pela sua segurança física e pelo cumprimento da legalidade no exercício dos seus direitos, pelo que será o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, em última instância, o responsável final pelas consequências da sua greve de fome.

Muitas entidades Saharauis e associações de solidariedade e apoio ao Povo Saharaui, de diferentes nacionalidades, têm denunciado esta situação, alertando para a gravidade do seu estado de saúde e solicitando que a ACNUR cumpra os seus compromissos.

Comité de Apoyo al Sáhara Occiental - Aragón, Asociación Granadina de Amistad con la RASD, Sáhara Thawra, Asociación de Familiares de Presos y desaparecidos (AFAPREDESA)

Teléfonos de información y contacto:
Mohamed Hallab 00213664388709
Abdeslam Omar Lahsen 00213667260277, Presidente de AFAPREDESA
--
http://comiteapoyosaharajjoo.noblezabaturra.org
www.saharathawra.com
territoriosocupadosminutoaminuto.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário