domingo, 15 de maio de 2011

Espanha-Polisario: relações 'abaixo de zero'

Na questão do Sahara Ocidental, as questões dos negócios a curto-prazo, parecem sobrepôr-se no relacionamento entre Espanha e Marrocos...

O representante da Frente Polisario junto da ONU, Ahmed Boukhari, afirmou hoje que as relações entre a sua organização e o Governo socialista estão "abaixo de zero" e são"praticamente inexistentes", muito embora tenha expressado a vontade de que seja recuperada a confiança que sempre existiu com Espanha.

Boukhari, em entrevista à agência noticiosa Efe, lamentou que tanto o Executivo de José Luis Rodríguez Zapatero, como a Direcção do PSOE, não tenham "interesse real e sincero" de entabular pontes de diálogo que ajudem a resolver o conflito do Sahara Ocidental.
O dirigente da Polisario referiu que o distanciamento do Governo socialista nos últimos anos coincidiu com uma aproximação a França, no que respeita ao plano de autonomia que Marrocos defende para a antiga colónia espanhola.

"Não sei se é uma posição definitiva (de Espanha) e que expressaria a rejeição definitiva da independência do Sahara… Se assim for, nada mais há a discutir. Mas espero que essa não seja a posição definitiva", afirmou Boukhari.

O dirigente saharaui sublinhou que, desde há muitos meses, que não se registou um convite formal por parte do Governo de Zapatero para dialogar, nem "um interesse real e sincero para imprimir às nossas relações o calor que existiu nos primeiro anos" do seu mandato.

"As relações estão abaixo de zero e são praticamente inexistentes. Há contactos mínimos, mas não há relações de conteúdo político a nível  da ministra de Negócios Estrangeiros, da Moncloa ou do PSOE", criticou.

EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário