quarta-feira, 1 de junho de 2011

Não-Alinhados reiteram apoio à autodeterminação do povo saharaui


Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Países Não-Alinhados (MNA) reafirmaram na declaração final da 16ª Conferência Ministerial do movimento, que decorreu de 25 a 27 de Maio, em Bali, na Indonésia, as posições anteriores da organização sobre a questão do Sahara Ocidental, nomeadamente o seu apoio às resoluções adoptadas pela AG e o CS das Nações Unidas.

O comunicado refere que o MNA “concede o seu firme apoio aos esforços desenvolvidos pelo secretário-geral (Ban Ki-moon) e o seu representante pessoal (Christopher Ross) com vista à resolução política mutuamente aceitável e que assegure a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental”.

Os ministros dos 118 países que integram o MNA reconheceram que todas as opções para a autodeterminação “são válidas, desde que conformes com as vontades livremente expressas da população envolvida e com os princípios claramente consagrados pelas resoluções da Assembleia Geral da ONU».

No comunicado, os ministros apelam às partes e aos Estados da região “a cooperar plenamente com o secretário-geral e o seu representante pessoal” e reafirmam a “responsabilidade” das Nações Unidas para com o povo do Sahara Ocidental.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário