sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Governo basco atribui a Aminetu Haidar o Prémio Rene Cassin dos Direitos Humanos


Aminetu Haidar esteve presa entre 1987 e 1991, sem que se soubesse do seu paradeiro. Em 2005, foi gravemente ferida durante uma manifestação, tendo sido presa no hospital onde foi internada e levada para a prisão onde foi mantida por vários meses. Aí levou a cabo uma greve de fome que debilitou seriamente a sua saúde.

Nomeada para o Prémio Sakharov dos DDHH enquanto cumpria pena, Aminetu recebeu o Prémio Juan Maria Bandres para a Defesa do Direito de Asilo e Solidariedade, atribuído pela Comissão Espanhola de Ajuda aos Refugiados.

Recentemente foi-lhe concedido o Prémio Silver Rose, da aliança internacional de ONGs Solidar, por seu trabalho em prol da liberdade e dignidade humanas. Em Novembro de 2009, quando regressava à sua cidade natal vinda de Nova Iorque, depois de receber o Prémio Coragem 2009 Civil da Fundação Train, foi novamente presa pela polícia e a segurança marroquinas no aeroporto de El Aaiun. Posteriormente, foi expulsa para as ilhas Canárias onde desencadeou uma greve de fome de mais de 30 dias no terminal do aeroporto de Lanzarote.

O júri do Prémio Rene Cassin considera que Haidar representa a luta do povo saharaui pela defesa dos direitos humanos, tarefa de particular dificuldade e risco devido à obstinada realidade evidenciada pela forma como as autoridades marroquinas atentam contra os direitos direitos dos defensores e defensoras do direito internacional dos direitos humanos e a forma como restringem as liberdades de expressão, reunião e associação.

NOTICIAS DE ALAVA   VP - Jueves, 10 de Noviembre de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário