quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Parlamento Europeu ratifica o direito do povo saharaui à autodeterminação



O Parlamento Europeu ratificou hoje, quarta-feira, o direito do povo saharaui à autodeterminação "mediante um referendo democrático em conformidade com as resoluções das Nações Unidas".

No seu relatório anual sobre "Política Exterior e Segurança da União Europeia", o PE reitera "o direito do povo saharaui à autodeterminação através da realização de um referendo democrático em conformidade com as resoluções da ONU para determinar o estatuto do Sahara Ocidental".

No documento a provado, o PE insta a Frente Polisario e Marrocos a reatar as negociações "para alcançar uma solução pacífica e duradoura para o conflito do Sahara Ocidental".

Mohamed Sidati, ministro delegado para a Europa
da República Saharaui

Mohamed Sidati, ministro Delegado para Europa do Governo da RASD, expressou a satisfação da Frente Polisario pela posição expressa pelo Parlamento Europeu de apoio ao direito à autodeterminação do povo saharaui.

Sidati afirmou que "esta posição reflete a adesão desta importante instituição europeia a uma solução pacífica e definitiva do conflito do Sahara Ocidental através de um referendo justo e livre”.

"A livre decisão do povo saharaui está no centro da problemática do Sahara Ocidental", acrescentou Sidati.

Uma delegação saharaui, liderada por Mohamed Sidati, esteve presente em Estrasburgo onde manteve vários encontros com diferentes representantes de grupos políticos no Parlamento Europeu.

(SPS)


1 comentário:

  1. Tenho alguma curiosidade de saber como votaram os deputados portugueses.......Esta é uma grande vitória do Sahara Ocidental !

    ResponderEliminar