sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Relator especial das Nações Unidas contra a tortura visitará os Territórios Ocupados e Marrocos



O Relator Especial da ONU contra a Tortura, o argentino Juan Méndez, tem previsto realizar uma visita de "campo" a Marrocos e aos territórios ocupados do Sahara Ocidental entre 14 e 21 de setembro para preparar um relatório detalhado sobre violações de direitos humanos no mundo, segundo referiu uma fonte diplomática saharaui.

Meios de comunicação referem que no âmbito desta visita as autoridades marroquinas de ocupação “procuram esconder a mísera situação dos presos políticos saharauis em cárceres marroquinos"

As autoridades de ocupação levaram a cabo no último fim-de-semana uma tentativa de "aliviar a situação de tensão e ira" vivida em algumas prisões, especialmente as marcadas por greves de fome desencadeadas por presos políticos saharauis, tendo em vista a próxima visita do funcionário da ONU, de acordo com a mesma fonte.

É esperado igualmente que uma delegação da Comissão de Direitos Humanos da União Africana realize uma visita de trabalho para avaliar a situação dos direitos humanos na região durante a segunda metade do mês de setembro, segundo refere fonte da embaixada saharaui  em Addis Abeba.

Recorde-se que a delegação internacional dirigida pela presidente do Centro  Robert. F. Kennedy  para a Justiça e os Direitos Humanos pediu esta segunda-feira para que seja acelerado o estabelecimento  de  "um mecanismo internacional permanente de direitos humanos do povo saharaui" num relatório preliminar publicado na sequência da visita que efetuou ao Sahara Ocidental ocupado por Marrocos e aos acampamentos de refugiados saharauis no sudoeste da Argélia.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário