terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Temos provas da implicação de Marrocos no financiamento do terrorismo no Mali"



Mohamed Abdelaziz, Presidente da República Árabe Saharaui Democrática e SG da Frente Polisario, acusa Marrocos de financiar grupos criminosos na região, e afirma que a Polisario tem forte indicadores sobre o envolvimento do governo marroquino no financiamento, contrabando e condução de atividades criminosas na região, com base no tráfico de drogas e grupos terroristas no Mali.

O Presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, fez estas declarações numa entrevista transmitida na Echorouk TV [Argélia] sobre a questão da causa Saharaui. O convidado do programa "Direção Certa", apresentado por Suleiman Bakhlili, refere que nada impede de recorrer às Nações Unidas, afirmando: "Acreditamos que os esforços devem culminar com a normal presença da República Árabe Saharaui Democrática no seio das Nações Unidas. O nosso novo passo para a aceitação de nossa participação na Assembleia Geral das Nações Unidas é um movimento calculado, especialmente porque é claro que, para além de o governo marroquino não responder à vontade internacional, Marrocos tece manobras para que a presença da República Democrática Árabe saharaui não seja reconhecida na sociedade árabe das Nações Unidas. "

Sobre a crise que prevalece na região do Sahel, não hesita em acusar Marrocos de causar uma situação "infecciosa" e prolongar a ocupação do Sahara Ocidental"; posição de Marrocos que, segundo o entrevistado, se baseia na exportação das suas crises internas para o exterior, e torna a produção de drogas formal e institucional, de forma extensiva, em larga escala e generalizada; que, por fabricação e exportação, e com a contribuição do Estado através das suas diversas instituições — incluindo o exército, a polícia e a guarda nacional — no incentivo desta fabricação e exportação, transforma a economia marroquina numa economia de guerra, baseada na recolha de fundos que provêm da venda de drogas."

De acordo com M. Abdelaziz, Marrocos está também implicado na "produção" de terrorismo, afirmando: "O comércio de drogas financia gangues do crime organizado, incluindo o terrorismo, e extremistas com base na política ou na religião; e, portanto, o governo marroquino é uma verdadeira fonte de financiamento dos gangues do crime organizado na região. Temos alguns fortes indicadores de que há envolvimento do governo marroquino no financiamento e no contrabando e na orientação de movimentos terroristas no Mali ".

Sem comentários:

Enviar um comentário