quinta-feira, 23 de maio de 2013

Países africanos adotam relatório sobre a situação no Sahara Ocidental




Os países membros do Conselho Executivo da União Africana (UA) adotaram, durante a sua 22.º sessão ordinária que teve início quarta-feira em Addis-Abeba, um relatório sobre a situação no Sahara Ocidental.

O relatório elaborado pela Comissão da UA em conformidade com as conclusões da 22.ª sessão ordinária do conselho executivo que teve lugar em janeiro último sobre o conflito do Sahara Ocidental, insiste que as Nações Unidas e o Conselho de Segurança «tomem as suas responsabilidades em relação a este dossiê cuja resolução já demorou demasiado tempo», refere este órgão panafricano.

O relatório lança também um apelo à «disponibilidade da parte da União Africana para contribuir no processo de resolução da questão saharaui que é hoje da responsabilidade das Nações Unidas».

O relatório adotado faz um exaustivo balanço do dossiê do Sahara Ocidental desde 1963, data da sua inscrição nas Nações Unidas como território não autónomo, recordando a aplicação da resolução 1514 que consagra o direito do povo saharaui à autodeterminação.

 Os países africanos reiteram igualmente o seu «apoio à luta do povo do Sahara Ocidental no exercício do seu direito à autodeterminação». Apelam igualmente a que seja consumada a descolonização deste território, o último ainda colonizado em África.

 A 23.ª sessão dos países membros do Conselho Executivo da UA, onde a RASD tem assento como membro fundador, é preparatória da 21.ª sessão ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo, prevista para os dias 26 e 27 de maio na sede da UA, e que coincide, este ano, com a celebração do 50.º aniversário da criação da OUA/UA.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário