quarta-feira, 10 de julho de 2013

Marrocos não autoriza delegação canária a visitar a saharauis presos

 

As autoridades marroquinas não autorizaram uma delegação canária a visitar no presídio de Salé, perto de Rabat, os presos saharauis condenados pela morte de 11 agentes marroquinos durante o desmantelamento do acampamento de Gdeim Izik, em novembro de 2010 no Sahara Ocidental.

Em comunicado, a delegação institucional da Comunidade Autónoma das Canarias, que chegou domingo a Rabat, informa que se deslocou à Prisão de Salé I para "efetuar uma visita de carácter estritamente humanitário", mas que lhe foi negada a entrada.

A delegação era composta por Carmelo Ramírez, conselheiro do Cabildo da Gran Canaria, Claudina Morales, deputada do Parlamento das Canárias, Josefa Milán, vereadora do Ayuntamiento de Telde e Teresa Morales, ex-deputada do Parlamento das Canarias.


A delegação denuncia a detenção de militantes e ativistas saharauis "condenados injustamente a duríssimas penas de prisão", e reivindicam a libertação de todos os presos políticos "encarcerados sem provas convincentes e sem que tenham sido respeitadas as mínimas garantias processuais".

Fonte: agência EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário