quinta-feira, 29 de agosto de 2013

UE quer melhorar diálogo com Marrocos sobre o Sahara Ocidental

Catherine Ashton

A União Europeia (UE) quer melhorar o diálogo com as autoridades marroquinas para poder abordar os “aspetos sensíveis ” sobre o Sahara Ocidental e facilitar as visitas de observadores internacionais à zona, afirmou hoje a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

A UE é de opinião que “há que atuar para facilitar uma abordagem mais construtiva, que torne possível o diálogo também em questões sensíveis e que permita as visitas ao Sahara Ocidental de observadores internacionais, levadas a cabo de boa fé”, segundo responde Ashton a uma pergunta parlamentar colocada à Comissão por um grupo de dez eurodeputados.

Ashton afirmou ter tido notícia da expulsão de Marrocos no passado mês de março de quatro eurodeputados que pretendiam entrar no território do Sahara Ocidental, assunto que os representantes dos 28 “trataram” com as autoridades marroquinas, explicou.

O Sahara Ocidental “gera frequentemente posições intransigentes pelas partes envolvidas”, acrescentou a chefe da diplomacia da UE que, no entanto, afirmou confiar que a situação melhore no futuro, algo que “é possível”, como demonstra a recente visita à região por parte de deputados do grupo socialista europeu.
 
Parlamento Europeu


Catherine Ashton recordou que os 28 expressaram de maneira reiterada a sua preocupação face à longa duração do conflito do Sahara Ocidental e as implicações para a segurança e a cooperação na região.

Também mencionou o apoio da União Europeia a uma resolução da ONU que sublinha “a importância de que melhore a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental e nos acampamentos (de refugiados) de Tindouf”, em território argelino.

“A UE segue de perto os resultados das missões dos Estados membros ao Sahara Ocidental e considera contribuir para esses iniciativas de maneira coordenada e a nível adequado”, acrescentou Ashton.


Fonte: terra.com.pe / EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário