quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Delegação Saharaui na Festa do AVANTE!


A 37.ª  Edição da Festa do Avante!, jornal porta-voz do Partido Comunista Português (PCP) decorre de 6 a 8 de setembro (sexta, sábado e domingo), na Quinta da Atalaia, Seixal.

Considerado o evento político-cultural mais importante do país, a 37.ª edição da Festa do AVANTE! volta a contar este ano com a presença de uma delegação da Frente Polisario, encabeçada pelo representante saharaui em Portugal e pela secretária-geral da União Nacional de Mulheres Saharauis (UNMS). Presentes também numerosas delegações em representação de países, partidos, sindicatos e organizações da sociedade civil.

Dezenas de milhares de pessoas assistirão à Festa onde se destaca um  elenco musical de grande nível, com destaque para os portugueses Xutos & Pontapés, Sérgio Godinho, os Deolinda, Antonio Zambujo, Cristina Branco, Expensive Soul, os UHF, Primitive Reason, e muitos outros , assim como a brasileira Maira Freitas, o grupo de Espanha Los Aslándticos. Em destaque a presença do Sahara Ocidental através da voz soberba de Mariem Hassan e do seu grupo. A artista saharaui atuará no Auditório 1.º de Maio, sábado, dia 7 de setembro, pelas 20 horas.

Conhecida como a «Diva do Deserto», Mariem Hassan nasceu e viveu no Sahara Ocidental até à ocupação do território por Marrocos. Começou a sua carreira profissional com o grupo Mártir Luali, mas consolida-se no panorama da música a título individual com “Deseos”. Em 2012, a Primavera Árabe e a luta saharaui pela independência marcam o seu mais recente trabalho, “El Aaiún Egdat”, onde explora os blues, o jazz e sons contemporâneos.


http://youtu.be/cpnpyGAS374

Sem comentários:

Enviar um comentário