sábado, 28 de setembro de 2013

Espanha: Grupo de deputados e senadores inicia amanhã visita ao Sahara Ocidental

Além de Joan Josep Nuet (Izquierda Plural) — o primeiro a contar da esquerda — , integram a expedição o senador do PNV Jokin Bildarratz, assim como os deputados do PSOE, UPyD, Amaiur y Compromis, Odón Elorza, Toni Cantó, Jon Iñarritu e Joan Baldoví.

Madrid, 28 set (EFE).- Deputados e senadores do PSOE, da Izquierda Plural, UPyD, PNV, Amaiur y Compromis, integrantes do intergrupo parlamentar de amizade com o Sahara Ocidental, iniciam amanhã, domingo, uma visita de trabalho de três dias de duração a este território.

A visita, de que foram previamente informadas as autoridades espanholas, marroquinas e saharauis, procura obter informação em primeira mão da situação que se vive no Sahara a partir do testemunho direto dos seus habitantes, porta-vozes de coletivos e instituições de toda a índole.

"Queremos conhecer e compreender o que se está passando", explica numa nota à imprensa Joan Josep Nuet, deputado da Izquierda Plural recentemente eleito coordenador do Inter Grupo de Amistad con el Sahara Occidental.

Além de Nuet, integram a expedição o senador do PNV Jokin Bildarratz, assim como os deputados do PSOE, UPyD, Amaiur y Compromis, Odón Elorza, Toni Cantó, Jon Iñarritu e Joan Baldoví, respetivamente.

A viagem terá início amanhã pela tarde num voo que partirá de Las Palmas até El Aaiún.

Amanhã mesmo estão previstos encontros com o Coletivo Saharaui de Defesa dos Direitos Humanos (Codesa), a que preside Aminetou Haidar, e com a Associação Saharaui de Vítimas da Violação dos Direitos Humanos (ASVH), presidida por Brahim Dahan.

Nos dias seguintes o grupo espera manter reuniões com responsáveis de outras associações, assim como com o chefe do Pessoal da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (Minurso), Alexander Ivanko, e com o wali (governador) de El Aaiún, Khalil Dkhil.

Trata-se da primeira viagem com estas características em que participam deputados e senadores desde que foi constituído o Inter Grupo, há já várias legislaturas.

EFE28/09/2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário