segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MARIEM HASSAN: a diva saharaui na Festa do AVANTE! - Um espetáculo para recordar…

 

A canção mais famosa de Mariem, em direto na Festa do Avante, Lisboa 2013. Um convite ao seu povo para que prossiga lutando contra o invasor.

Mariem Hassan: voz
Sebastiâo Antunes: guitarra
Vadiya mint El Hanevi: percusão e coros
Luis Peixoto: buzuki


Oração pelo seu povo e pela sua saúde precária.


A história de uma avestruz no deserto do Sahara Ocidental, que procura proteger-se de qualquer caçador que lhe queira arrebatar as suas preciosas plumas.


SENHORA DO ALMORTÃO
Sebastião Antunes começa esta canção do folclore da Beira Baixa assim:

"Senhora do Almortão, oh mina linda raiana, virai costas a Castela, não queirais ser castelhana." O tom melancólico mantém-se ao longo das estrofes.

Mariem intromete-se no ritmo que marca Sebastião com o seu adufe, pandeiro quadrado português de origem árabe, e desde a Beira Baixa nos transporta ao deserto


Nunca ninguém nos submeteu !


"Cantiga da burra", a canção mais famosa de Sebastião e do seu grupo Quadrilha, sofre uma transformação por obra e graça de Mariem Hassan. Entre burros e camelos anda a coisa...


Canção dedicada à “melfa”, o vestido tradicional da mulher saharaui, ganha um novo rumo com a improvisação que Sebastião Antunes introduz. Trata-se do direito dos saharauis vestirem-se como queiram, segundo a sua tradição, sem que ninguém o possa impedir de o fazer.


Sbar, canção de Baba Salama. Significa paciência. Paciência saharauis, mas sem abandonar a luta!

Sem comentários:

Enviar um comentário