segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A MINURSO quer informar as empresas presentes no Sahara Ocupado da ilegalidade das suas atividades (Ross)

 

Sábado de manhã, 19 de outubro, os defensores saharauis dos direitos humanos reuniram com o Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, o embaixador Christopher Ross. Ross informou que o tema da exploração dos recursos naturais é uma questão abordada no parecer jurídico consultivo emitido pela Assessoria Jurídica da ONU em 2002.

O tema da exploração dos recursos naturais é claro, destacando que MINURSO está a trabalhar para se conectar com todas as empresas que estão envolvidas na exploração da riqueza na área e comunicar-lhes as disposições legais aplicáveis.

Ross sublinhou aos seus interlocutores saharauis que, infelizmente, não têm um mecanismo das Nações Unidas para impor este parecer jurídico e, portanto, cabe ao Conselho de Segurança o poder de impor o cumprimento dessas disposições. Ross acrescentou que o Conselho de Segurança está muito consciente do problema e está pendente de uma resolução crucial.

Em relação à situação dos direitos humanos, Ross confirmou que o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, está muito interessado neste assunto, insistindo e comunicando às autoridades marroquinas a sua profunda preocupação pelas violações praticadas contra os cidadãos saharauis. 

Christopher Ross afirmou também que o Secretário-Geral insiste em incluir todos os acontecimentos no seu próximo relatório, o que poderá melhorar a situação dos direitos humanos num futuro próximo no Sahara Ocidental . Ross assegurou também que falou com muitos saharauis e alguém lhe terá sugerido abrir um espaço de manifestações aberto, como por exemplo o “Hyde Park”.


Sem comentários:

Enviar um comentário