sábado, 19 de outubro de 2013

El Aaiún, capital do Sahara Ocidental ocupado: Christopher Ross reúne com delegações do CODESA e da ASVDH


 Christopher Ross reuniu hoje
com delegações do CODESA e da ASVDH 


Hoje de manhã, sábado, 19 de outubro 2013, delegações do CODESA e da ASVDH reuniram com o enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, o diplomata americano Christopher Ross, na sede da MINURSO, cidade ocupada de El Aaiún.

A delegação do Coletivo Saharaui de Direitos humanos era constituída pela sua presidente, a defensora dos DDHH Aminetu Haidar; o vice-presidente, Ali Salem Tamek; o secretário-geral Larbi Messaoud; o vice-secretário-geral, Fdili Gaoudi, e os vogais Hussein Lidri e Mohamed Salem Lakehal. Por sua vez, a delegação da Assembleia dos Saharauis Vítimas de graves violações cometidas pelo Estado marroquino (ASVDH) era integrada por cinco elementos da sua direção: Brahim Dahan, presidente; Djimi Lghalya , vice-presidente: Brahim Sabbar, secretário-geral; e os vogais Bashir Khvaona e Mohamed Mayara.

A reunião com a direção do CODESA durou quase uma hora e meia e centrou-se numa série de temas, como a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental ou das operações de intervenção militar por parte da ocupação marroquina. A delegação do CODESA apelou ao representante pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental para pressionar pela libertação de todos os presos políticos saharauis, que permanecem encarcerados nas prisões marroquinas.


Fonte: Organização saharaui de Meios Independente

Sem comentários:

Enviar um comentário