domingo, 20 de outubro de 2013

Grito a partir do Sahara Ocidental: "Espancam-nos e humilham-nos diante da ONU"

O ativista saharaui dos DDHH, Brahim Dahane

Em menos de 24 horas as organizações saharauis realizaram duas manifestações e tiveram duas reuniões com Cristopher Ross. Na sequência da primeira mobilização, batalla campal com a polícia marroquina e mais de 100 feridos. Brahim Dahane, ativista saharaui que também foi ferido nos confrontos, denuncia: " humilham-nos, maltratam-nos e fazem-no diante do enviado das Nações Unidas".

Sábado pela tarde centenas de saharauis desceram às ruas de El Aaiún para solicitar um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental. A mobilização acabou numa batalha campal entre saharauis e forças de segurança marroquinas que policiam os territórios ocupados. As agressões tiveram início quando os saharauis reclamaram a independência do Sahara Ocidental assim como a realização do mencionado referendo. Brahim Dahane, que participou na manifestação e que ficou ferido, juntamente com uma centena de pessoas, declarou que "depois de uns minutos de manifestação a polícia começou a espancar os manifestantes e teve lugar uma batalha campal". A reação dos jovens saharauis não se fez esperar e até altas horas da madrugada deram-se confrontos em vários bairros da capital do Sahara Ocidental.

Durante a manhã, antes da manifestação, uma delegação saharaui tinha tido uma reunião com Cristopher Ross durante a qual foram-lhe transmitidas as necessidades que tem a população oriunda do Sahara Ocidental, que sobretudo reclamam direitos fundamentais, como a livre expressão. Explicaram igualmente as torturas a que são submetidos por parte das autoridades policiais, militares e "auxiliares" marroquinas, segundo nos disseram várias pessoas que estiveram presentes na reunião.

Cristopher Ross disse, de acordo com as testemunhas, que tinha tomado nota do acima exposto e que as acusações que foram feitas têm sido repetidas ao longo do tempo. Da parte da tarde, após a manifestação, uma delegação saharaui voltou a dirigir-se à sede da MINURSO, com a intenção de manter um segundo encontro com o enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para contar-lhe o que tinha acontecido durante a manifestação. Ross comunicou que estava consciente do que havia acontecido.

Domingo pela manhã os saharauis voltaram a descer às ruas, depois de durante a noite terem sido assaltadas e saqueadas 20 domicílios, denuncia Dahane. Fontes policiais marroquinas reconhecem que houve disputas entre manifestantes e saharauis, mas negam a repressão denunciada. Quanto aos feridos remetem para o facto de não ter sido divulgado qualquer comunicado oficial da polícia, mas que se tivesse havido o que seria destacado seriam os muitos agentes que resultaram feridos.

Há uns días, o Rei de Marrocos, Mohamed VI, aperou aos seus súbditos a recuperarem o espírito da marcha verde. Fê-lo na Parlamento marroquino e antes da visita de Ross. Disse aos parlamentares e aos cidadãos que "o Sahara não é uma questão sua, mas de todos".

A organização saharaui pela liberdade dos presos políticos divulgou entretanto uma lista dos feridos que não dá por definitiva e que inclui os seguintes nomes:

1. BACHRI BEN TALEB
2. AFAF ELHOUSAINI
3. SOUKAINA YAYA
4. MAHFOUDA LEFKIR
5. BRAHIM DAHAN
6. EMBARKA ALINA BAALI
7. DJIMI EL GHALIA
8. HASANNA DOUIHI
9. LAILA LILI
10. LAROSI MONNINA
11. NOUMRIA SALAM
12. MACHDOUFI TAKI
13. HAMOUD LILI
14. FAHWAR FATIMETU
15. MOUNINA BAALI
16. YAHDIHA ELBALAL
17. BOURHIMI MARIAM
18. DJOUMANI GHALIA
19. HIJJI EMBAREK
20. AWTHAR HIJI
21. BOUTENGUISA SALHA
22. MOHAMDI DAIDDA
23. LEMJAYED HADHOUM
24. DALIL LAHSEN
25. KHNEIBILA NAJAT
26. RADI NGUIA
27. SBAI SANA
28. RGUIBANOU LAHOUIJ
29. ZRAIGUINAT AHDAIDHOUM
30. ALI DOUIHI
31. SLAIMAN BRAIH
32. HAYAT FRIK
33. BADR HABABA
34. BIZA MOHAMED
35. ZAIAAR FATMA
36. KHADIJOU DOUEH
37. LAMINA AHL TALEB ALI
38. ELAIYACHI MOHAMED FADEL
39. AHMED LEHOUIJ
40.FALA CHTOUKI
41.ZOUGMAN MOHAMED
42.SAADOUNI ALI
43.ABDELHADI YASSIN
44.SALEK ELYAFARI
45. ELARGOUBI NOURDIN
46. ELAALEM LIMAM
47.SLAIMA LIMAM
48.BOMBA CHIKHI
49.AZIZA MOHAMED
50.LAKHLIFI SOUEILAM
51. MOHAMED KHALI
52.ABATI HAMDATI FDILI
53.BRAHIM DAIHANI
54.SALEM LEKHLIFI
55.BABOUZAID LABOIHI
56.WANNA BAIDA
57.AHMED SALEM HMAIDAT
58.MAHJOUBA SAIKA
59.ELHAISAN MOHAMED
60.MOIMA LEHBIB
61.MOHAMED SBAI
62.ALI SALEM NDOUR
63 FATMA CHOUIAR

Fonte : GuinGuinBali 

Sem comentários:

Enviar um comentário