quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Defensores saharauis dos direitos humanos revelam mudança da estratégia marroquina de militarização nas cidades ocupadas.


O vice-presidente do CODAPSO (Comité de Defesa do Direito de Autodeterminação do Povo Saharaui), Hamad Hammad informa a partir da cidade ocupada de El Aaiún que o regime de ocupação marroquino voltou de novo a militarizar as cidades saharauis mudando de estratégia após a pressão internacional e as denuncias das organizações internacionais de direitos humanos, que possibilitaram a retirada militar das cidades no início de 2013.

O vice-presidente do CODAPSO revelou que Marrocos voltou a ocupar as ruas das cidades saharauis com militares das Forças Armadas Reais, FAR, agora vestidos com uniformes de polícia e trazidos de diferentes unidades do exército marroquino acantonados no muro que separa o território saharaui em duas partes.

Esta nova alteração de estratégia foi denunciada pelos defensores de direitos humanos saharauis, que acusam que a pressão e o assédio aos defensores de direitos humanos voltou de novo às ruas das cidades.

Hamad, em declarações a Poemario Sahara Libre, afirmou que, no domingo, 22 de dezembro viajou à cidade de Smara acompanhado pelos defensores saharauis, Abdelaziz Abyay, Sufi El-lal e Mohamed Bul-la e que desde que saíram da cidade de El Aaiún foram acossados nos vários controlos de estrada entre El Aaiún e Smara. O vice-presidente do CODAPSO denunciou a descarada perseguição dos agentes da gendarmaria marroquina e de um veículo todo-o-terreno dos Serviços de Segurança que os vigiaram em todos as suas deslocações na cidade de Smara e no seu regresso a El Aaiun.

Fonte: Vicepresidente do CODAPSO

Sem comentários:

Enviar um comentário