sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Marrocos : Rei Mohamed VI cada vez mais impopular



O Makhzen desenvolve uma enorme campanha publicitária sobre alegadas realizações do rei Mohamed VI na cena política e diplomática. Mas a campanha de "popularização" do Rei de Marrocos aumentou significativamente desde o chamado caso Danielgate.

Com efeito, o indulto concedido ao pedófilo iraquiano-espanhol levou a um rombo na popularidade de Mohamed VI. Pela primeira vez, milhares de marroquinos manifestaram-se contra a decisão do rei de agraciar um criminoso. O golpe foi tão forte que o jornalista Ali Anouzla pagou pelo sucedido, porque foi o seu site que revelou a verdade sobre o perdão ao pedófilo.

Cada vez mais impopular e criticado pela corrupção que rodeia o palácio, o rei Mohamed VI adicionou a repressão e as violações dos direitos humanos em Marrocos e no Sahara Ocidental, a ponto de irritar o seu primo, o príncipe Hicham Alaoui, conhecido pelas suas posições contra a deriva ditatorial de Mohamed VI.

O príncipe Moulay Hicham ben Abdellah el-Alaoui

O príncipe Hicham vai publicar em abril de 2014 as memórias da sua infância num livro intitulado "Journal d’un prince banni" (Diário de um príncipe banido”). Uma publicação cujo impacte arrisca ser semelhante ao livro "Notre ami le roi", do francês Gilles Perrault (Edições Gallimard, 1990). A publicação do "príncipe vermelho" promete muitas revelações sobre a corte dos dois reis Hassan II e Mohamed VI.

A militante dos direitos humanos Khadija Riyadi acaba de lançar uma pedrada no jardim de Mohamed VI com as declarações que fez à imprensa. Em entrevista que concedeu ao website «Goud», Khadija afirma que eventuais felicitações reais pelo seu prémio são "secundárias" e "formais". Pior ainda, ela ousou um crime de lesa majestade ao acrescentar que não lhes dá "qualquer importância".

Khadîja Ryadi acaba de receber o prémio das Nações Unidas para os direitos humanos 2013. O seu prémio foi realmente ignorado  por Mohamed VI.

Fonte: Fonte Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário