sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Parlamento Europeu reitera apoio à solução política para o conflito do Sahara Ocidental


Uma no cravo, outra na ferradura… assim parece ir a política europeia. A duplicidade parecer ter chegado também ao Parlamento Europeu, onde dois dias depois do Plenário ter aprovado um dos mais iníquos documentos da sua história – o Acordo de Pescas EU-Marrocos – pelo qual são espoliados os recursos pesqueiros das águas territoriais saharauis, o mesmo Plenário vem reiterar agora o direito à autodeterminação do povo saharaui…

Os negócios por vezes parecem mandar mais do que os princípios…E as votações de “geometrias variáveis” estão sempre presentes no Parlamento Europeu…

O Parlamento Europeu (PE) reiterou 4.ª feira o seu apoio a uma solução politique justa do conflito do Sahara Ocidental, na base da legalidade internacional e das resoluções da ONU, para permitir ao povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação.

No seu último relatório anual sobre a situação dos Direitos do Homem através do mundo aprovado 4.ª feira em Estrasburgo, o PE reiterou o seu apelo à libertação imediata de todos os presos politicos saharauis.

O PE pede igualmente a abertura incondicional do territorio aos observadores internacionais, às organizações não-governamentais (ONG) e à imprensa internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário