segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Marrocos tortura jovens saharauis. A história de Hayat Rgueibi e Enguía Elhawasi

 
Enguía Elhawasi e Hayat Rgueibi
Tinham 19 anos quando foram presas, mas já desde os 14 que conheciam o assédio da polícia marroquina. A 8 de novembro de 2010, Hayat Rgueibi y Enguía Elhawasi dispunham-se a viajar desde El Aaiún, capital do Sahara Ocidental, até à África do Sul para participar num congresso internacional. As duas eram conhecidas pelos serviços de informação marroquinos pelo seu ativismo em defesa dos Direitos Humanos e da causa saharaui.


Após a detenção vieram os interrogatórios, ameaças e torturas para que contassem quem financiava as suas atividades e reconhecessem os seus delitos: porte de armas brancas e destruírem bens do Estado. Depois veio o cárcere, misturadas com prostitutas que as convidavam a tomar drogas e álcool.

Para resistirem, pelas suas mentes passavam a imagem dos saharauis que desde há 40 anos têm lutado e sido mortos pela independência do país. Pela sua mente, agora, a determinação de manter a luta pelos direitos humanos e a liberdade. Pela sua mente, hoje, continua a perpassar a lembrança amarga de Espanha, o país que entregou o Sahara Ocidental aos marroquinos e mauritanos (estes, depois, viriam a abandonar a ocupação e o conflito) em vez de cumprir sua obrigação de descolonizar e dar o território aos seus proprietários, os saharauis.

Para elas, como para a maioria do povo saharaui, o governo de Espanha mantem um silêncio cúmplice ante as violações dos DDHH na sua antiga colónia, governo que — insistem — continua a ser responsável pelo seu destino.

Hayat  Rgueibi e  Enguía Elhawasi, como outros jovens saharauis que vivem no Sahara Ocidental “ocupado”, palavra que repetem constantemente, conhecem desde muito pequenas “o terror marroquino”, que não respeita crianças, nem mulheres ou anciãos.
 
Hayat Rgueibi


“Nascemos — relata Hayat — sob ocupação estrangeira, a do reino de Marrocos, e sofremos na nossa própria carne as aberrações que cometem diariamente. Desde crianças ouvimos falar do terror dos anos oitenta e noventa, os anos de chumbo, quando as nossas famílias não podiam falar das atrocidades que se perpetravam contra os presos políticos, nem dos desaparecidos, nem dos familiares que vivem nos acampamentos de refugiados. Recordo os meus país escutando em segredo a Radio Nacional Saharaui para saberem alguma notícia”.

Chegou um momento em que o que ouviam passaram a vivê-lo na primeira pessoa, como recorda Hayat: “Fui vítima da violência física desde os 14 anos, proibiram-me o meu direito básico, que é o de ir à escola, a educação. Na minha adolescência, a mim e um grupo de amigas as autoridades de ocupação marroquinas chamavam-nos cada dois ou três dias à comissaria, uma situação muito difícil. Numa ocasião, em 2009, o governador de El Aaiún disse-me que se eu acabasse com as minhas atividades dava-me ‘milhões’ e me garantia a educação”.

Enguía e Hayat cresceram vendo como “as autoridades de ocupação tratavam os saharauis como cidadãos de segunda”, e o governo marroquino impunha um “férreo bloqueio informativo para que o mundo não soubesse o que ali se passava: a constante violação dos Direitos Humanos da população saharaui por lutar pela sua liberdade e clamar contra a espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental”.

Com 19 anos, conhecidas já como lutadoras pelos Direitos Humanos, esperavam no dia 8 de novembro de 2010 no aeroporto de El Aaiún para ir a um congresso Internacional, quando foram detidas pelo “exército de ocupação marroquina”.

Numa cela com as paredes cheiras de sangue

Enguía Elhawasi conta que no aeroporto sofreram por parte de vários oficiais tortura psicológica, e um interrogatório detalhado sobre as suas vidas. Numa furgoneta civil, “para mostrarem que não eram militares”, algemadas e com os olhos vendados com uma bandeira saharaui, foram levadas à sede da polícia em El Aaiún e metidas numa cela, “para nos aterrorizar ainda mais”, uma “pequena e horrenda cela que tinha as paredes manchadas de sangre, sequelas de torturas a saharauis”.
 
Enguía Elhawasi
Este é o seu relato:

“Foram 24 horas de interrogatório, sobre quem nos financiava, as nossas visitas aos acampamentos de refugiados, Argélia e outros países. Para além de ativistas de Direitos Humanos, o que sabiam muito bem…, já que publicamente sempre reconhecemos que lutamos pacificamente pela liberdade do nosso povo, acusavam-nos de tudo”.

“Na manhã seguinte, outra vez com os olhos vendados e as mãos algemadas, levaram-nos ao Tribunal de Apelação em El Aaiún ocupado.

Aí repetiram-se as mesmas acusações, porte de armas brancas e destruição de bens do Estado, acusações falsas que não reconhecemos. Declararam a nossa culpabilidade conduziram-nos à prisão Negra de El Aaiún”.

“Meteram-nos na secção de mulheres, com prostitutas e delinquentes comuns, a maioria marroquinas, que já estavam preparadas para dizer-nos que eramos de outro ‘gang’ e tratarem-nos mal. Incitavam-nos a tomar álcool e drogas, para corromper-nos e destruir-nos”.

“Comíamos e bebíamos numa metade de uma garrafa de plástico, em condições infra-humanas. Obrigavam-nos a ajudar na cozinha e na limpeza da prisão. Não só sofremos tortura física e psicológica, estivemos um tempo sem poder ver as nossas famílias, a quem diziam que não estávamos ali e que nos fossem procurar noutro lugar. Mais tarde puderam-nos visitar uma vez por mês”.

“Uma delegação marroquina de DDHH foi ver-nos para saber quais as nossas condições nas masmorras marroquinas, assim como uma delegação parlamentar, e foi então que melhorou a nossa situação.

“Nesses duros momentos, como ativistas de DDHH, sobretudo quando nos acusavam falsamente, recordávamos os grandes saharauis que tinham luchado pacificamente e haviam sacrificado a sua vida pela liberdade deste povo. Depois de seis meses conseguimos sair da tenebrosa prisão graças à pressão internacional e a algumas organizações de DDHH. Agora estamos em liberdade condicional”.


A tortura do “frango assado”

Hayat Rgueibi concretiza para o “el espiadigital.com” algumas particularidades da atuação dos interrogadores marroquinos:

“Põe-te uma venda nos olhos e fazem-se todo o tipo de ameaças de tipo sexual, humilham-te e torturam para que aceites as falsidades de que te acusam; recusa-as… e voltas a ser torturada”.

“Deram-me cacetadas na cabeça e atiravam-ma contra a parede. Também me submeteram à tortura conhecida como “o frango assado”. Despem-te e atam-te os pés e as mãos a uma barra, como se assam os frangos, para depois baterem-te e deitarem-te por cima de tipo todo o tipo de porcarias. Além disso, proferem continuamente ameaças contra a tua família e contra a nossa honra”.

“Durante as torturas podem chegar a estar vinte verdugos, durante três, quatro horas…, algumas vezes toda a noite. Depois chegam a levar-te para o deserto e dizer-nos que aquilo são os direitos humanos… e que não vamos conseguir nada”.

Hayat e Enguía têm agora 23 anos, fazem parte do “Fórum para o futuro da mulher saharaui” e com uma profunda convicção nas suas ideias e grande determinação nos seus objetivos denunciam em distintos lugares as difíceis condições em que vivem os saharauis e a “feroz e brutal” repressão do regime marroquino.

Pedem ajuda para lutar “contra o bloqueio informativo imposto por Marrocos e que agora, graças à Internet e às novas tecnologias, o mundo já sabe das atrocidades que são cometidas no Sahara Ocidental ocupado”. Citam a repressão ocorrida em 2005, quando voltaram a prender Aminetu Haidar, ou o acampamento de Gdeim Izik, o acampamento de protesto erguido nas cercanias de El Aaiún em 2010, “uma lição para o mundo, especialmente para a União Europeia e para Espanha, sobre a luta pacífica do povo saharaui, e pela qual vários ativistas foram condenados a pesadas penas, alguns de prisão perpetua, por um tribunal militar”.
 
Exterior da 'prisão negra' em El Aaiún


Espanha, responsável pelo destino dos saharauis

Esta referencia a Espanha, o país que os colonizou não surge como um caso isolado, ao contrário, é constantemente repetida a dor e a indignação que produz a atuação dos diferentes governos espanhóis.

“Os meus avós e país não podem esquecer que os colonizadores espanhóis, da noite para o dia, entregaram-nos aos exércitos invasores”, afirma Hayat, que acrescenta que ainda há uns meses “Espanha, juntamente com a França, colaborou para que não fosse por diante proposta americana de que a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) tivesse competências na vigilância dos DDHH”.

“O nosso povo nunca deixará de afirmar que o governo de Espanha continua a ser o responsável do destino dos saharauis e que o seu silêncio cúmplice, como o da França, ante as diárias violações dos DDHH favorece a política de ocupação marroquina”.

“Os saharauis — conclui —, apesar da repressão e das atrocidades que se cometam, continuarão a lutar pelos seus legítimos direitos, à liberdade e à independência. Levamos 40 anos resistindo, assim vamos continuar e nunca abandonaremos a nossa luta pela dignidade”.


Sem comentários:

Enviar um comentário