domingo, 26 de janeiro de 2014

Centro Robert F. Kennedy apela ao Conselho de Segurança da ONU para incluir o controlo dos Direitos Humanos entre as competências da MINURSO




A Presidente do Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e os Direitos Humanos, Kerry Kennedy pediu ao Conselho de  Segurança da ONU  a inclusão entre as competências da MINURSO o controlo e observância dos direitos humanos em 2014.

 Kennedy dirigiu esse pedido em artigo publicado no sítio web do canal CNN sob o tìtulo:”Tragédia de uns direitos humanos esquecidos”.

Kerry Kennedy sublinha que as organizações locais e internacionais de direitos humanos e, inclusive, peritos da UE e da ONU manifestaram a sua apreensão pela falta de controlo dos DDHH do povo sob ocupação marroquina.

Sublinha Kerry que "o Conselho de Segurança da ONU deve incluir em 2014 o controlo dos Direitos Humanos nas competências da MINURSO”, e refere que este passo  “seria histórico, mas em nenhum caso '' revolucionário porque simplesmente se pede às Nações Unidas  que prorrogue o mandato da MINURSO seguindo as  mesmas diretivas internacionais de direitos humanos que a ONU aplica a todas as demais operações de manutenção da paz “

Para a Sra. Kerry se os direitos humanos constituem o pilar da ONU ''  fazer esta simples alteração no mandato da MINURSO para salvar vidas no Sahara Ocidental ocupado, não constitui uma grande exigência”.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário