domingo, 9 de fevereiro de 2014

Representante da Frente Polisario em Portugal escreve ao Diretor do EXPRESSO

O blog de Raul M. Braga, professor da Universidade de Rabat, divulgador e apoiante das posições marroquinas relativas à anexação do Sahara Ocidental 


Exmo. Senhor Director do Jornal "Expresso"
Dr. Ricardo Costa

Sobre a “noticia/blogue” publicada hoje dia 6 de fevereiro da autoria do Sr. Raul M. Braga gostaria de o informar do seguinte:

Não é primeira, nem será a última vez, que Marrocos e os seus meios de difusão pretendem desacreditar a imagem da Frente Polisário e divulgarem noticias que padecem de qualquer fundo de verdade.

Para alcançar este fim, Marrocos mobiliza meios económicos e financeiros para criar um clima de desestabilização nos acampamentos de refugiados.

Nos últimos tempos Marrocos infiltra agentes que passam o muro de separação que divide o Sahara Ocidental com o objectivo de introduzir estupefacientes nos acampamentos de refugiados.

Perante esta situação a Frente Polisario deteve um grupo de contrabandistas procedentes de Marrocos cujo objetivo era a desestabilização da situação nos acampamentos.

Marrocos aproveitou a última visita do Enviado Pessoal do Secretário Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, o Sr. Christopher Ross, para divulgar esta “informação”.

Esta noticia-post de blogue que aparece no seu jornal e em outros meios da imprensa marroquina tem como objectivo único criar confusão na opinião pública internacional e desviar a atenção dos verdadeiros problemas de que padece o povo saharaui desde a invasão de Marrocos há mais de 3 décadas.

O Sr. Braga refere uma manifestação de 400 pessoas, o que é inteiramente falso, tratou-se de uma grupo de 10 pessoas que se infiltraram de forma ilegal com um plano para desestabilizar e introduzir drogas nos acampamentos. Estas dez pessoas foram detidas pelas forças de segurança da Frente Polisário.

Refere o Sr. Braga a organização KHAT AL -SHAHID LINHA DO MARTIR, que não é mais que uma organização criada pelos serviços secretos marroquinos cujo objectivo principal é desacreditar a Frente Polisario e planificar acções como as acima referidas.

Menciona ainda o Sr. Braga projectos económicos e sociais de Marrocos no Sahara Ocidental!! Certamente deve referir-se aos projectos de espoliação ilegal dos recursos naturais do Sahara Ocidental, dos acordos de Pesca que incluem o banco de Pesca Saharaui, das concessões ilegais de prospecção de petróleo, da venda ilegal de areia, e do roubo dos fosfatos de Bou Craa.  Deve ainda referir-se ao empobrecimento da população saharaui, do apartheid social, económico e político a que estão sujeitos diariamente. Às violações diárias dos direitos humanos pelas autoridades marroquinas, que espancam, sequestram violam e torturam indiscriminadamente a população saharaui.
É de facto lamentável que o Jornal Expresso não visite os acampamentos de refugiados e os territórios ocupados, não leia os múltiplos relatórios das Nações Unidas, da Human Rights Watch, da Amnistia Internacional, do ACNUR e muitas outras organizações.

O Sr. Braga não é jornalista, trabalha na universidade de Rabat que é quem lhe paga o salário, isso já deve ser prova da sua “imparcialidade”
  
Com os melhores cumprimentos

Ahamed Fal
Representante da Frente Popular de Libertação do Saguia El Hamra e Rio de Ouro

Frente POLISARIO
Lisboa, 6 de Fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário