terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Representante da ONU para o Sahara viajará à região em março




Argel, 24 fev (EFE).- O enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, iniciará um novo périplo pela região durante a primeira semana do mês de março, segundo informou hoje o presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz.
Em declarações recolhidas pela agência de notícias saharaui, SPS, Abdelaziz insistiu na sua disposição de colaborar com o enviado da ONU.

Abdelaziz, que exerce também o cargo de secretário-geral do movimento independentista Frente Polisario, mostrou o seu desejo de que os esforços de Ross possam "coroar-se" de êxito com a celebração de um referendo de autodeterminação "livre, justo e transparente".

Nas suas declarações, o presidente saharaui também acusou Marrocos de "obstaculizar" os esforços da ONU e de continuar violando os direitos dos saharauis nos territórios que mantem debaixo do seu controlo.

[O SG da F. Polisario] instou a missão da ONU para o [Referendo] no Sahara Ocidental, MINURSO, a assumir a responsabilidade de proteger a população saharaui e de velar pelos seus direitos.

Marrocos e a Frente Polisario estão imersos num processo de paz que se encontra atualmente bloqueado devido às posições opostas que mantêm ambos os interlocutores.

Enquanto a Frente Polisario defende a realização de um referendo de independência, Rabat só se mostra disposto a oferecer uma autonomia ao Sahara Ocidental, mas sempre debaixo da soberania marroquina.

O último périplo de Ross à região remonta ao passado mês de janeiro, quando visitou Argélia, os acampamentos de refugiados de Tindouf (Argélia), Mauritânia e Marrocos.


O objetivo do diplomata norte-americano é tentar favorecer um diálogo mais intenso entre as partes.

Sem comentários:

Enviar um comentário