sábado, 26 de abril de 2014

Coimbra, nos trilhos de Abril: Eu sou Saharaui: 40 anos – 40 fotos

Nos trilhos de Abril: de Coimbra para o mundo e do mundo para Coimbra.
Eu sou Saharaui: 40 anos – 40 fotos


A Associação Hemisférios Solidários, organizou um Programa para festejar e celebrar o 25 de Abril, juntando a liberdade à solidariedade e ao diálogo intercultural.

No dia 25 de Abril, pelas 19h00, foi inaugurada uma Instalação de Arte Participativa — Eu sou Saharaui” — que resulta duma colaboração com o fotografo francês JR. Este Projeto Inside Out, visa manifestar ao povo saharaui a solidariedade do mundo a partir de Coimbra.


 Colaboraram neste projeto transnacional pessoas de mais de 30 países (Palestina; Timor-Leste; Macau, Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Cabo Verde, Argélia, Austrália, Japão, Ilhas Fiji, França, Bélgica, Inglaterra, Irlanda, Pais de Gales, Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, Republica Checa, Eslováquia, Polónia, Roménia, Ucrânia, Grécia; Brasil; Finlândia, etc.). A mensagem que se pretende transmitir é que o povo saharaui não está esquecido e através da arte, das redes sociais e da internet vamos ultrapassar a indiferença dos media para este problema de direitos humanos e do direito internacional.

Celebramos a nossa liberdade exigindo a liberdade e a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental. Para isso contamos com a comunidade Erasmus, comunidade expatriada, comunidade emigrada que está em Coimbra ou por aqui passou enquanto durou a fase de contacto com a população de Coimbra para partilha de informação e tomada de fotos.

Informações sobre o Projeto “ Eu sou Saharaui” estão disponíveis em:



Sobre a situação no Sahara Ocidental:





O QUE PEDE O POVO DO SAHARA OCIDENTAL?

  •   A realização de um Referendo de autodeterminação do Sahara Ocidental, tal como aprovou a ONU em 1965 e para o qual estabeleceu em 1991 um acordo de paz entre as partes — Reino de Marrocos e Frente POLISARIO — e criou a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).
  •   NÃO à violação dos Direitos Humanos nos territórios Ocupados.
  •   Fim à ocupação de Marrocos no Sahara e da espoliação das riquezas naturais que não lhe pertencem.
  •   Derrube do muro de vergonha com mais de 2700 km de extensão que divide o território em dois, com a remoção e destruição de todas as minas antipessoal e artefactos bélicos em todo o território do Sahara.
  •   Reunião das famílias há décadas separadas entre a ocupação, os campos de refugiados e a diáspora.
  •    Viver em Paz, em Liberdade, em Democracia.


Sem comentários:

Enviar um comentário