segunda-feira, 26 de maio de 2014

Diplomatas norte-americanos estudam a situação da população saharaui sob ocupação marroquina


Dwight L Bush, recém empossado embaixador
dos EUA em Marrocos

O tema das violações de direitos humanos no Sahara Ocidental ocupa de novo a atenção dos diplomatas norte-americanos. Desta vez, uma delegação de funcionários da Embaixada dos Estados Unidos da América na capital marroquina, Rabat, visitou quarta-feira 18 de maio a cidade ocupada saharaui de El Aaiun e manteve vários encontros com defensores de direitos humanos saharauis para se informar da situação das violações que comete o regime de ocupação marroquino contra a população saharaui.

O encontro teve por objetivo as campanhas de tortura, detenções arbitrárias e julgamentos injustos contra os civis saharauis que exigem os seus direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais.

Fontes saharauis informaram que o encontro teve lugar quarta-feira passada entre a delegação norte-americana e a saharaui na casa da defensora saharaui de direitos humanos Aminetou Haidar e à qual assistiram vários membros do comité executivo do CODESA.

Os diplomatas norte-americanos pretendem estudar o desenvolvimento destas violações que os saharauis denunciam frequentemente ante os organismos internacionais e apresentar um relatório em matéria de direitos humanos à Secretaria de Estado Americana nos seus próximos relatórios sobre o Sahara Ocidental.

Os membros da associação saharaui CODESA expuseram ante a delegação norte-americana um resumo do que consideram violações de direitos humanos cometidas pelas força de segurança marroquinas contra os saharauis que vive sob administração de ocupação marroquina.


Segundo fontes da ONG saharaui, os diplomatas norte-americanos pretendem conhecer a opinião da Associação CODESA sobre a maneira de implementar mecanismos para vigiar o cumprimento dos direitos humanos nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental.

A embaixada dos EUA havia informado o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino sobre a natureza da visita, tal como o haviam feito, noutras ocasiões, a embaixada do Reino Unido em Rabat e outras embaixadas europeias para estudar a situação destas violações no território saharaui.

A visita da delegação norte-americana tem lugar um mês depois da adoção pelo Conselho de Segurança de uma resolução da ONU que prolongou o mandato dos Capacetes Azuis da MINURSO no Sahara  e da decisão da ONU para tornar decisivo o próximo ano para a busca de uma solução pacifica que preveja o direito da autodeterminação do povo saharaui.

El Aaiun/Sahara Ocidental - Zonas ocupadas; 25/05/2014

*Fonte: CODESA - domingo, 25 de maio de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário