sexta-feira, 16 de maio de 2014

O que diz o relatório do Conselho de Europa sobre o Sahara Ocidental: “É preciso um espírito de compromisso para conseguir uma solução”




Sublinhando a necessidade de prosseguir as negociações sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para alcançar uma solução política para o conflito no Sahara Ocidental, a Comissão de Assuntos Políticos da Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu exortou todas as partes a mostrar realismo e espírito de compromisso para avançar nas negociações.
Liliane Maury Pasquier, relatora

Na sequência das propostas da relatora (Liliane Maury Pasquier, Suíça, Grupo Socialista), a Comissão pede a todos os países membros do Conselho da Europa a redobrar e conjugar os seus esforços na busca de uma solução política duradoura para permitir o estabelecimento da segurança e estabilidade duradouras na região Sahel-Sahariana.

Apesar dos progressos efetivos realizados por Marrocos sobre várias questões relativas a questões de direitos humanos e democracia, o texto aprovado pela Comissão manifesta a sua inquietação sobre uma série de denúncias de violações de direitos humanos direitos no Sahara Ocidental, bem como sobre a situação humanitária nos campos de Tindouf, e estabelece uma série de recomendações às autoridades marroquinas e aos representantes da Frente Polisário e da Argélia.



A Assembleia vai debater o projeto de resolução na sua próxima Sessão Plenária de Verão, em Estrasburgo (23-27 Junho de 2014).

NOTA: Ao contrário do Parlamento Europeu, os seus poderes limitam-se a investigar, recomendar e aconselhar. Apesar disso, as suas recomendações em temas como direitos humanos têm um peso significativo no contexto da política externa europeia.

A Assembleia Parlamentar é composta por 642 membros — 321 efetivos e 321 suplentes, — os quais são os representantes dos 47 Estados membros. Canadá, Israel e  México têm estatuto de observadores, com 19 membros.

Sem comentários:

Enviar um comentário