quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ignacio Cembrero no EL MUNDO




Após 20 anos de bons e leais serviços, com muitas “caxas” e revelações de enorme importância em primeira-mão, o correspondente do diário espanhol “El Pais” na região do Magrebe, Ignacio Cembrero, foi demitido das suas funções pela direção do jornal. Face a esta sanção, que surgiu na sequência da queixa apresentada pelo chefe do governo marroquino Abdelilah Benkirane contra Cembrero por alegada "apologia do terrorismo", na sequência da difusão no blog do jornalista de um vídeo da AQMI, o reputado jornalista espanhol pediu a demissão do EL PAIS e — com toda a dignidade do mundo — , bateu com a porta!!

Ignacio Cembrero estava no El País desde 1979, a sua demissão do diário espanhol deveu-se ao facto, como explicou, de ter-se sentido pouco apoiado após a denúncia interposta contra ele pelo primeiro-ministro marroquino em setembro de 2013.


No entanto, a Procuradoria da Audiência Nacional — a mais alta instância judicial no Estado español —, decidiu no passado dia 20 de junho arquivar a denúncia de Abdelila Benkiran contra o ex-correspondente do El País no Magreb. O que acabou por constituir uma enorme bofetada de luva branca ao primeiro-ministro marroquino e à direção do EL PAIS.

A questão angustiante que se colocava a todos os leitores de Ignacio Cembrero era saber se passariam a estar privados dos seus textos bem fundamentados e reveladores da verdadeira situação no Magrebe. Felizmente que não.

Ignacio Cembrero passa, a partir de agora, a escrever no EL MUNDO.
Obrigado Ignacio Cembrero, obrigado EL MUNDO.


Sem comentários:

Enviar um comentário