sábado, 12 de julho de 2014

Sahara Ocidental: Conselho de Segurança inclina-se para a aplicação do Capítulo VII



Como de costume, os velhos reflexos dos bandidos que governam o país da prostituição, pedofilia e corrupção voltam a surgir. Mas, desta vez, fazem-no com maior energia por causa do completo fracasso da tentativa do Marrocos de levar a comunidade internacional a apoiar o facto consumado da sua colonização do Sahara Ocidental.

As autoridades marroquinas estão dominadas pelo pânico com a ideia de perder o apoio da opinião pública marroquina nesta mentira grotesca chamada "integridade territorial" que os marroquinos fizeram uma novela. Esta hipótese tem levado a uma escalada nas posições do ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Salaheddin Mezouar, acusando a Argélia de ser o responsável pelo fracasso da resolução da crise do Sahara Ocidental. O ministro marroquino foi excecionalmente rude e ultrajante.

Salaheddin Mezouar, ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros

Várias razões estão por detrás deste estado de espírito. A primeira, e mais importante, é que o Conselho de Segurança se está a inclinar para a aplicação da implementação do Capítulo VII da Carta da ONU, que prevê a adoção de resoluções com caráter obrigatório que podem ser seguidas por medidas para fazer cumprir as suas decisões. Na agenda do Conselho de Segurança estão a reunião de outubro para avaliar os progressos realizados pelo Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas, nos seus esforços de mediação. No entanto, esta tem sido bloqueada há vários meses pela recusa de Marrocos em receber o diplomata norte-americano.

As relações tensas entre Marrocos e França são uma indicação da intenção da ONU em poder vir a adotar pelo Conselho de Segurança de uma resolução vinculativa baseado no direito do povo saharaui à autodeterminação. Isto é o que levou os responsáveis saharauis a considerar 2015 como um " ano decisivo" para a questão do Sahara Ocidental.

Fonte: Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário