terça-feira, 2 de setembro de 2014

AAPSO reuniu os destacados juristas Adriano Moreira e Pedro Pinto Leite

O Prof. Adriano Moreira e o Jurista e membro da AAPSO, Pedro Pinto Leite

Sintra, 02/09/14 (VSOA).- A Associação de Amizade Portugal Sahara Ocidental (AAPSO) promoveu no passado dia 30 de agosto um encontro entre o jurista e membro da AAPSO, Pedro Pinto Leite, e o Professor Doutor Adriano Moreira. No referido encontro (que durou quase três horas) participou também Manuel Ferreira, da direção da AAPSO.

A reunião realizou-se “dando cumprimento a um dos objetivos previstos para 2014 pela organização de solidariedade: divulgar a questão do Sahara Ocidental”.

O Prof. Adriano Moreira é um eminente estadista, político, ex-deputado, jurisconsulto, internacionalista, politólogo e sociólogo. No Estado Novo, foi ministro de Ultramar do governo de Salazar entre 1961 e 1963, ano em que deixou de exercer as suas funções quando confrontou aberta e diretamente o ditador em relação à forma como era conduzida a política do ultramar por parte de Portugal. Adriano Moreira desempenhou um papel relevante no período de mobilização pela independência de Timor Leste, sendo um dos primeiros subscritores do manifesto pro- independência. Por seu lado, Pedro Pinto Leite é jurista, sedeado na Holanda, membro da International Platform of Jurists For East Timor e um dos destacados apoios com que conta a causa saharaui, tanto em Portugal como na Europa.



Durante a reunião, Pedro Pinto Leite entregou a Adriano Moreira alguns dos livros em que colaborou sobre a questão do Sahara Ocidental. Os dois juristas tiveram uma longa conversa durante a qual trocaram informações e pontos de vista, nomeadamente sobre o papel da política externa da UE.

“Este encontro integra-se numa ampla campanha que a AAPSO está a levar a cabo - explicou Manuel Ferreira – de divulgação da causa saharaui em Portugal, ampliando o número de pessoas bem informadas sobre o tema no nosso país”.

Sem comentários:

Enviar um comentário